Tiago Mimoso, atualmente com 30 anos, sempre teve uma afinidade especial pela propriedade que herdou dos pais, na freguesia de Rebordões de Souto, em Ponte de Lima. Embora o terreno não estivesse em excelentes condições — tinha apenas duas ruínas sem telhados, adorava a “paz e calma que lá sentia” desde miúdo.
Cresceu, formou-se em engenharia mecânica e começou a trabalhar na empresa de construção civil da família. Porém, nunca esqueceu o terreno de cerca de um hectare. “O meu pai tinha começado, há muitos anos, a realizar algumas intervenções, organizando o espaço e construindo muros. Na altura, era miúdo, mas já sentia um fascínio por este sítio, em plena natureza”, recorda Tiago à NiT.
Quando atingiu a idade adulta, Tiago começou a apreciar a propriedade sob uma nova perspetiva. “Recordo-me de me voltar para a minha mãe e dizer que adorava aquele lugar e que tinha potencial para criarmos algo diferente”, lembra. A resposta dela — “Vamos a isso”, foi suficiente para avançar com a transformação. No terreno outrora “esquecido”, nasceu um espaço “inesquecível”, onde a calma, a natureza e a paz coexistem.
Sem pressas, Tiago iniciou os trabalhos de reabilitação aproximadamente há cinco anos. As duas habitações, que antes eram apenas ruínas, foram convertidas em recantos acolhedores com comodidades para receber hóspedes. “Tentámos preservar ao máximo as estruturas originais, embora as casas antigas fossem consideravelmente pequenas e com pés-direitos baixos, o que nos levou a realizar algumas alterações”, admite.
As obras arrancaram em 2019 e foram concluídas este ano. A inauguração do primeiro alojamento do Rosal Country Village, a cerca de sete quilómetros de Ponte de Lima, aconteceu em julho. A zona é conhecida como “o lugar do rosal”, o que inspirou o nome do espaço. O segundo alojamento começou a receber hóspedes em meados de agosto.
Apesar do estilo comum, as duas casas possuem características distintas, principalmente no que toca ao número de quartos. O T2, de “estilo nórdico”, é o mais pequeno e inclui duas suítes, sala e cozinha em open space; sendo que existem planos para a adição de um jacuzzi privativo.
Já o T3 dispõe de três quartos, uma pequena piscina privada aquecida para os dias quentes e um pit fire para as noites sob as estrelas. “É como uma sala de estar noturna com uma fogueira, perfeita para convívios com amigos”, descreve Tiago.
E acrescenta: “Ambas rodeadas por uma paisagem natural deslumbrante”.
Ver esta publicação no Instagram
A decoração apresenta influências de Bali e do estilo mediterrâneo, resultantes das viagens que Tiago e o irmão realizaram ao longo dos anos. A inspiração balinesa também é notória no exterior, especialmente na piscina partilhada que mede cerca de 12 metros e é revestida com pedra hijau, proveniente da ilha da Indonésia. Circundada por várias espreguiçadeiras, a piscina encontra-se “rodeada de verde”.
Os amplos espaços exteriores convidam a passeios e piqueniques, e há ainda uma área dedicada a churrascos e refeições ao ar livre. Apesar de cada casa ter a sua própria zona de lazer, com mesas e sofás, Tiago enfatiza que o intuito não é “vender apenas dormidas, mas proporcionar uma experiência com características particulares”.
No futuro, Tiago planeia instalar cabanas nórdicas com banheiras externas na Rosal Country Village. “Queremos criar algo fora do comum. O terreno é extenso, cerca de um hectare, e a região é bastante agradável, com muitas possibilidades”, salienta.
Durante a época alta, os preços de estadia variam entre 250€ por noite para o T2 (capacidade para quatro hóspedes) e 300€ para o T3 (seis hóspedes). As reservas podem ser efetuadas online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo alojamento de Ponte de Lima.