Turismos Rurais e Hotéis

De yurts a iglus: 9 alojamentos onde pode ver a Serra da Estrela pintada de branco

A segunda montanha mais alta do País fica ainda mais encantada nos meses de inverno, quando a neve começa a cair — e há muitos alojamentos onde pode pernoitar.
 
De yurts a iglus: 9 alojamentos onde pode ver a Serra da Estrela pintada de branco
Pode dormir em yurts.

A Serra da Estrela é um destino de sonho em qualquer época do ano, mas não há dúvidas que ganha uma magia especial durante os meses de inverno, quando as montanhas se pintam de branco, um cenário digno de cartão postal. Tudo fica coberto de neve e parece um recanto do universo de “As Crónicas de Nárnia” ou mesmo uma paisagem na Lapónia, a região na Escandinávia onde vive o Pai Natal.

É um dos locais favoritos para escapadinhas entre novembro e março para a maioria dos portugueses, que quase não precisam de argumentos para pegar no carro e conduzir até à segunda montanha mais alta do País, a 1.993 metros de altitude: além da neve, há atividades radicais, queijos para provar e alojamentos que nos mantém quentes mesmo quando as temperaturas são negativas. 

Para aproveitar esta época e os mercados de Natal que estão prestes a abrir na região, a NiT escolheu nove sítios maravilhosos para pernoites na região, todos diferentes, mas com algo em comum: vistas incríveis para a serra.

Pode, por exemplo, viver a experiência de dormir num yurt (tenda tradicional da Mongólia) mesmo ao lado da praia fluvial mais alta de Portugal, no eco resort que se transforma num verdadeiro vale encantado quando começa a nevar. 

Um dos responsáveis por criar este destino único é Júlio Barbas, que cresceu no Vale do Rossim e conhece praticamente tudo o que o rodeia. “Vinha aqui para a barragem tomar banho, passar o verão e percebi o potencial desta localização”, contou à NiT. A zona, que antes estava abandonada e era utilizada por pessoas que iam para lá acampar, transformou-se num turismo de excelência.

De portas abertas desde 2010, o eco resort oferece 10 yurts — todos com casa de banho privativa, coluna de hidromassagem e salamandra para os dias mais frios — e 20 chalés, todos com cozinha equipada, casa de banho e terraço.

Outra sugestão é o famoso Natura Glamping, com vista desimpedida para a serra, onde pode dormir numa das sete tendas em forma de domos geodésicos — uma espécie de iglus gigantes. Todas têm a forma da letra “T” e dispõem de duas camas de casal, uma área de estar e uma casa de banho privativa — com duche de hidromassagem. Há ainda um minibar, uma salamandra, um roupeiro e uma janela panorâmica com cerca de oito metros.

Para uma estadia mais tradicional — mas igualmente incrível — a escolha certa é o Chão do Rio, na aldeia de Travancinha. Mesmo após ter sobrevivido a duas incêndios graves, que obrigaram o empreendimento a fechar portas para obras, continua a existir qualquer coisa de incrivelmente românticas em todas as casas, muito por culpa das paredes de pedra e dos telhados de colmo, que fazem lembrar as casinhas dos contos infantis.

Na Serra da Estrela também encontra aquelas típicas cabanas acolhedoras que vemos nos filmes de Natal. Uma delas fica nas Penhas da Saúde e chama-se Chalet da Ovelhita, um nome que não podia ser mais adequado: poderia ser uma casa de pastores, saída diretamente das serras dos Alpes de “Heidi”.

A seguir, carregue nas fotografias acima para descobrir 9 alojamentos onde pode ver a Serra da Estrela cheia de neve. 

 
De yurts a iglus: 9 alojamentos onde pode ver a Serra da Estrela pintada de branco

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT