Já se passaram quatro anos desde que a Quinta da Vineadouro lançou os primeiros vinhos no mercado. Agora, prepara-se para embarcar num novo desafio: abrir o primeiro EcoTech Resort sustentável dedicado ao enoturismo no Douro Superior.
A Quinta da Vineadouro está prestes a inaugurar o Wine Hotel, com abertura prevista para 12 de setembro. Será um “resort com uma identidade muito peculiar e única no Douro Superior, com história, tradição e diversidade de recursos naturais e culturais”.
Nesta primeira fase, o projeto será composto por duas casas rústicas situadas na quinta secular em Numão. As unidades de alojamento foram recuperadas de forma a respeitar a traça arquitetónica original e renasceram com três suites.
Construída no século XIX, a Casa da Vinha que foi em tempos usados como celeiro, foi reconvertida num alojamento com duas suites: o Quarto Deluxe Marufo, dedicado à casta tinta Marufo; e o Quarto Deluxe Rabigato, dedicado à casta branca do mesmo nome.
“Cada detalhe foi pensado cuidadosamente para uma total imersão na tranquilidade e na integração na paisagem natural da quinta e da região”, revelam. Com uma decoração romântica e campestre, a casa conta ainda com uma sala de jantar e de estar e cozinha totalmente equipada.
Já o antigo chalé de caça usado pelo tio-avô dos atuais proprietários transformou-se na Casa Romântica, um “refúgio no meio da natureza com vista para o Castelo de Numão e para a barragem do Catapereiro”. Aqui, além da Suite Deluxe, encontra-se uma sala com lareira suspensa e kitchenette equipada. Todos os alojamentos incluem pequeno-almoço, prova de vinhos, limpeza diária, observação ou participação nas atividades da quinta, bem como vários percursos pedestres disponíveis na propriedade.
O Vinadouro Wine Hotel, cujo investimento representa cerca de dois milhões de euros, tem como preocupação a sustentabilidade, refletida em todo o lado graças à adoção de diversas práticas de minimização do impacto ambiental. O sistema de aproveitamento das águas pluviais e residuais, o sistema integrado de climatização, os painéis fotovoltaicos para autoconsumo, o posto de carregamento de viaturas elétricas e central de compostagem são alguns deles.
Entre os planos para o futuro está ainda a construção de mais seis suites junto às casas rústicas e 12 bungalows com vista para a albufeira da barragem. O objetivo é que tudo esteja concluído dentro de três anos.
Para já, pode aproveitar as primeiras duas casas do Wine Hotel, cujas reservas já estão disponíveis online, com preços a começar nos 225€ por noite.
Situada junto à história aldeia de Numão, a Quinta do Vineadouro é um projeto que remonta ao século XVIII, quando a família Moutinho se fixa na aldeia e dá os primeiros passos para que, volvidos mais de 250 anos, cheguem finalmente ao mercado dos vinhos. A propriedade tem 140 hectares, dos quais apenas quatro plantados com vinha.
Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do novo Wine Hotel.