Turismos Rurais e Hotéis

O melhor spa de águas termais do mundo é português — e fica num hotel incrível

O Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital, voltou a ser premiado internacionalmente. Saiba tudo sobre o hotel.
Uma maravilha.

O Melhor Spa de Águas Termais do Mundo fica em Portugal. O prémio foi novamente atribuído ao Aqua Village Health Resort & Spa, que acabou de arrecadar mais 10 prémios pela Haute Grandeur Global Excellence Awards, que galardoa os melhores hotéis do mundo, tendo em conta as experiências que cada um oferece e as opiniões de todos os seus clientes.

Inaugurado há quatro anos em Oliveira do Hospital, o Aqua Village Resort tem, na sua vida curta, um acumular de galardões impressionante. e voltou a destacar-se entre os melhores hotéis do mundo nas categorias de Resort, Restaurante e Spa. Na categoria de Resort, a unidade da região Centro arrecadou quatro prémios: melhor Boutique Resort da Europa, melhor Apartamento de Hotel em Portugal, melhor Resort para Famílias em Portugal e melhor Resort de Águas Termais em Portugal.

No departamento de comida, o Roots Restaurant & Bar foi também reconhecido: premiado como melhor Restaurante de Cozinha Portuguesa do Mundo, melhor Restaurante para Famílias da Europa, melhor Restaurante de Hotel em Portugal e melhor Restaurante com Vista em Portugal. Já o SPA contínua a estar no top das preferências de quem visita a unidade hoteleira de 5 estrelas com a distinção de melhor SPAde Águas Termais do Mundo e melhor SPA de Resort em Portugal.

Situado nas margens do rio Alva, de frente para a Serra da Estrela, o Aqua Village Health Resort & SPA vive da ligação à agua em todos os espaços e sentidos: do nome ao símbolo, da praia fluvial ali por perto aos 500 metros de margem de rio, três piscinas e serviços de águas termais.

Detentor de vários prémios internacionais, o resort de 5 estrelas pretende ser uma unidade hoteleira inovadora e é sobretudo única, da localização à oferta e conceito. Entre a diversidade e exclusividade dos serviços disponíveis, o destaque recai sempre nas estruturas suspensas nas copas das árvores, adaptadas para massagens, as camas de rede que se estendem ao longo do Rio Alva e a praia fluvial privada para hóspedes.

Quando abriu em 2016 por iniciativa de Francisco Cruz, o empresário explicou na altura à NiT que tudo começou porque detinha um unidade de pequena dimensão, a Quinta do Forninho, quando em 2009 começou a idealizar o projeto do Aqua Village Health Resort & SPA.

Em todos os espaços então desenhados, pretendeu-se que a ligação à água fosse muito forte. “Tudo aqui está relacionado com a água. Temos uma praia fluvial, 500 metros de margem de rio, águas termais. O nosso logótipo é uma gota, e essa gota está presente em centenas de espaços dentro do empreendimento, desde o mobiliário às paredes exteriores”, explicou então o proprietário.

Todos os apartamentos têm varanda, área de refeições, casa de banho privativa, cozinha e varanda com vista para o rio Alva. Se optar por um apartamento premium, há uma banheira de hidromassagem na varanda. 

Nas áreas lúdicas do hotel, há também muito para fazer. Três piscinas: uma exterior, uma com jacuzzi e outra com água termal. E claro, um Spa com salas de massagens, ginásio, sauna e banho turco.

Mas se é uma massagem que procura, o melhor está lá fora. O resort oferece a possibilidade de relaxar ao ar livre nas tais estruturas suspensas nas copas das árvores: em forma de gota e a dois metros do chão, já famosas em todo o mundo.

No total, o espaço tem oito edifícios, espalhados por uma propriedade com quatro hectares, que recebem hóspedes em apartamentos T1 e T2.

Quando reabriu após a paragem imposta pela pandemia, em junho, a unidade voltou com apartamentos com nova decoração, a praia fluvial privada melhorada — com novos espaços, atividades e camas de rede —, nova ementa no Roost Restaurant & Bar e novos tratamentos no Spa Sensations.

As camas de rede, uma das principais novidades, são bem ao estilo das Maldivas, numas versão portuguesa, claro. Em vez do azul turquesa, pode relaxar, ou ler, numa cama de rede sobre o Rio Alva, inserido na serra.

Como medidas de prevenção face à pandemia, os hóspedes podem realizar o check-in e o check-out online, e marcar previamente o horário de pequeno-almoço, que é à la carte, na sala. O uso de máscara dentro dos edifícios é obrigatório, mas não no seu exterior, e a limpeza reforçada, sobretudo nas áreas comuns.

Já as três piscinas, a exterior, a semicoberta e a interior, bem como o spa, têm lotação e duração restritas, para assegurar o distanciamento entre hóspedes. Quanto ao Roots Restaurante & Bar, funciona com as mesmas regras implementadas aos estabelecimentos de restauração, privilegiando sempre a esplanada.

Consoante a época e a tipologia do apartamento, os preços por noite variam entre os 110€ e os 500€ mas há promoções regulares. Recentemente, uma repórter da NiT passou três dias no Aqua Village Health Resort & SPA — e confirmou os atributos, concluindo que mal pode esperar para voltar. Pode ler a reportagem e saber tudo sobre o hotel, os espaços e a carta do restaurante Roots.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o Aqua Village, Health Resort & Spa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT