Turismos Rurais e Hotéis

Era uma casa em ruínas com mais de 3 séculos. Agora é um alojamento incrível e único

Começou a receber hóspedes em junho deste ano e foi construída junto a um dos penedos característicos de Linhares da Beira.
Fica junto a um penedo.

Todas as aldeias históricas de Portugal são diferentes e encantadoras. Estas localidades perdidas entre as serras do interior do País são assumidamente simples, com casas feitas de granito e xisto, cheias de histórias, de lendas e castelos. Linhares da Beira é uma dessas aldeias em que deambular pelas ruas é como fazer uma incursão ao passado — e é fácil ficarmos encantados com a história que tem para nos contar. 

Numa das muitas visitas de fim de semana que Linda Moreira fez com o marido pelas aldeias históricas, encontrou, em 2014, uma casa à venda em Linhares da Beira. Nessa altura, pouco ou nada significou. “No ano seguinte voltámos a visitar a aldeia e a habitação, que estava em ruínas, continuava à venda. Quase por brincadeira, decidimos ligar para perguntarmos o preço, mas era muito alto”, revela à NiT Linda, de 37 anos e natural do Porto.

Ainda assim, não desistiu. Conversou com o proprietário que, face à sua insistência, cedeu. Acabou por baixar o valor. Aquilo que era para ser apenas uma brincadeira, tornou-se bem mais sério. Na altura, Linda, que trabalha com exportação de sapatos, estava a reconstruir, juntamente com o marido, um moinho no Gerês. “É uma zona mais complicada para fazer construções e houve muitos problemas, então parámos com essa obra e decidimos avançar com esta casa”, conta.

“É uma aldeia que, a nível de alojamentos, tinha pouca coisa. E o local em si é lindíssimo, com vista para o castelo. Foi mesmo um achado”, destaca a proprietária. A casa que estava completamente em ruínas, já tinha mais de três séculos. Durante cerca de cinco anos, fizeram todas as obras necessárias para começar a receber hóspedes. 

Após muito esforço e força de vontade, a Casa do Penedo ‒ Castle House abriu portas em junho deste ano. Situada bem no coração da aldeia, a mais de 800 metros de altitude, o único vizinho do alojamento é o Castelo de Linhares da Beira. Junto a construção imponente, classificada como Monumento Nacional desde 1922, encontram-se alguns penedos muito grandes. A propriedade fica localizada mesmo ao lado de um deles.

Com uma “decoração muito clean”, que “mistura o antigo e o moderno”, a Casa do Penedo dispõe de quatro suites com casa de banho privativa, sala e cozinha open space e pode acomodar até oito pessoas. 

No exterior, há um terraço com vista para o penedo e para o castelo e uma reprodução em miniatura da Torre Eiffel, jardins e uma piscina com 10 metros de comprimento. No futuro, a ideia é ter também um salão de jogos. “É um bom local para descanso, muito bom para escritores, por exemplo. Também é seguro para crianças porque a casa é totalmente vedada, assim como a piscina”, destaca a proprietária.

Entretanto, quando o casal comprou esta propriedade, reparou que existiam outras ruínas à volta. “Comprámos outras três casas e a ideia é fazer uma pequena vila ao redor do castelo. Uma aldeia dentro da aldeia”, diz.

A Casa do Penedo pode ser alugada por inteiro e os preços começam nos 310€ em época baixa. As reservas podem ser feitas no Airbnb ou através do e-mail casa.d.penedo@nullgmail.com

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta casa com vista para o castelo em Linhares da Beira.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Penedo, 6360-080 Linhares CLB
    6360-080 Guarda
ESTILO
alojamento local
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
rural

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT