A Vumba, uma quinta de agroturismo em São Martinho da Cortiça, Arganil, vai abrir portas para receber várias atividades de apanha da azeitona. Os participantes terão a oportunidade de viver, por um dia, uma das tradições mais conhecidas do nosso País.
A iniciativa vai decorrer entre 13 e 26 de outubro, com sessões de manhã e de tarde. Durante quatro horas, poderá “mergulhar no espírito do campo, praticando a apanha à moda antiga, varejando com a vara, deixando cair as azeitonas sobre o pano e enchendo as caixas, que seguem depois para o lagar da região”, segundo a organização.
O agroturismo explica que é precisamente naquele lagar que a azeitona Galega, típica da zona, se transforma num “azeite extravirgem orgânico de excelência”. No final, cada participante terá a oportunidade de levar para casa uma garrafa.
“Mais do que um trabalho agrícola, esta é uma verdadeira experiência cultural e sensorial que a VUMBA disponibiliza, onde podemos ter contacto com a terra, sentir os aromas do olival e experienciar o ritmo das práticas passadas de geração em geração”, aponta a quinta.
A apanha da azeitona só está disponível nesta altura do ano. Segundo a Vumba, a atividade pode ser feita por famílias, grupos de amigos ou até por empresas que procuram oportunidades de team building.
Cada atividades pode ter entre quatro a 12 participantes, com o valor de 40€ por pessoa. As reservas podem ser feitas através do email vumba@nullvumba.pt ou do contacto 910 002 354.

LET'S ROCK







