Turismos Rurais e Hotéis

Évora Hotel vai ter um mercado especial de Natal já este fim de semana

A segunda edição deste evento vai receber mais de dez marcas no centro do Alentejo. A entrada é gratuita.
O Évora Hotel acolhe o evento pela segunda vez.

Em nome do tradicional, local e mais genuíno, os habitantes e visitantes de Évora vão poder fazer as suas compras de Natal este fim de semana num local especial: a segunda edição do Mercado de Natal está de volta ao Évora Hotel.

Num ambiente familiar, tendo como pano de fundo o seu lobby recentemente renovado, o espaço acolhe pelo segundo ano algumas das principais marcas da região: para além das referências do munícipio, inclui também empresas de Monsaraz e de Estremoz.

O principal objetivo é manter a marca Alentejo viva, e proporcionar a quem visita a região momentos acolhedores dentro do espírito natalício.

Segundo fonte da unidade à NiT, por ali vai encontrar apenas marcas alentejanas, “muitas delas com espaço comercial no centro histórico de Évora, sendo que a ideia é trazê-las para dentro do hotel, e dar maior visibilidade” às mesmas.

“Muito desse comércio é tradicional, mas também estarão artesãos, como é o caso da Agostinha Santos que faz presépios, coroas de natal, naperons, registos, sendo uma artesã de excelência”, adianta a mesma fonte.

Por lá, vai então encontrar o Cesto Artesanato, uma loja familiar de magnífico artesanato regional e nacional; a Maria Leal da Costa Design, uma escultora eborense de renome que vai lançar neste mercado uma linha design, que consiste em candeeiros e apliques feitos em ferro.

Também A Chapelaria e a Quica Lavores, ambas lojas de rua do centro histórico de Évora; a Teresa Ramos: loja de rua, que comercializa as marca Bordalo Pinheiro, Vista Alegre entre outras; a L´Atelier, que vende todo o tipo de encadernações, álbuns de fotografias, caixas de jóias em tecido, postais; a Livraria Salesiana, de livros, artigos religiosos, que representa também a marca Willow Tree, da artista Susan Lordi e das suas figuras cerâmicas. E ainda o Atelier Sal: uma escola de costura/atelier criativo. Este espaço eborense junta a arte da costura ao conceito de reciclagem, introduz princípios sustentáveis e vende também vestuário de bebé e criança. Os criadores vão mesmo levar a máquina de costura para fazer demonstrações — fazem peças à medida e personalizadas, mediante pedido.

Conte ainda com a Loja Creations Francis et Toula, uma loja em Monsaraz, de home decor, e vestuário de mulher; a Vreda Oficial, de vestuário de senhora; e a Artes Gémeas e a São Pérolas, ambas com ofertas de joalharia.

“Iremos apoiar também a APPACDM, uma instituição sem fins lucrativos, de Évora, que faz artigos em buinho, nomeadamente bases de quentes, cestos, bases de copos e talegos em chita alentejana. O dinheiro das vendas reverte a favor da instituição”, adianta o hotel.

Neste mercado, vai ainda ser lançada a Sopa Dourada Évora Hotel, que a unidade garante ser “a melhor do mundo”; o visitante poderá também encontrar conforto nos churros e no chocolate quente, que poderá provar em ambos os dias (12h e 17h respetivamente). Para o almoço, conte com Cozido do Montado com vinhos alentejanos, no Restaurante Regional Évora Hotel (12h30 às 15h).

A entrada é gratuita e não são necessárias reservas. O mercado acontece no próximo sábado e domingo, dias 4 e 5 de dezembro

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT