Quantas vezes pensámos em mudar de vida e deixar tudo para trás para nos dedicarmos a um sonho? Foi o que fizeram Marta e Tiago, ela diretora farmacêutica, ele consultor de uma empresa financeira que, em 2016, com a notícia de virem a ser pais e munidos de uma enorme paixão por viagens, decidiram largar as suas carreiras e correm atrás do sonho de criarem um turismo rural.
Apaixonaram-se por uma quinta em Vila Nova de Cacela, e foi assim que surgiu o Conversas de Alpendre, um turismo rural a dois quilómetros das fabulosas e pouco concorridas praias de Cacela Velha e do Parque Natural da Ria Formosa, zona ideal para quem quer um Algarve sem confusão, filas e movimento. Mudaram-se para o espaço a que também chamam casa, e é num ambiente super familiar que nos recebem. Tão familiar que alguns hóspedes voltam de propósito para datas festivas, como os aniversários do filho Francisco.
Da casa original da Quinta fizeram nove suites e um apartamento para famílias, todos com uma decoração entre o rústico e o sofisticado, uma simbiose perfeita que nos transmite imediatamente uma sensação de conforto e bem-estar. Em frente aos quartos fica o famoso alpendre onde se fazem as refeições, e uma piscina de água salgada aquecida ladeada de camas ideais para pôr a leitura em dia e ir cochilando entre mergulhos.
Os três quartos exteriores, que nos deixaram de queixo caído, são as estrelas do alojamento. A “Cabana” é uma suite com acabamentos de luxo, equipada com uma cama king size suspensa, com vista mar e para o laranjal, que se destaca pelo seu design único e romântico. Por fora é revestida por toros de madeira e no terraço dispõe de uma piscina privativa, que transmite um ambiente relaxante e harmonioso. O nível de atenção dado a todos os pormenores interiores e exteriores é incrível e ficamos com vontade de querer ficar a viver naquele quarto. O único problema são os outros dois quartos que nos dão a mesma vontade.
O “Armazém” é um espaço que foi transformado num luxuoso loft com uma mezzanine para as crianças. Tem cerca de 60m2 e um design muito especial, com um deck virado para o mar e para o laranjal e uma piscina privada, é ideal para umas férias com os miúdos.
E, por último, o quarto onde fiquei, a idílica Casa na Árvore. Construída a 6,5 metros de altura numa alfarrobeira, e sem interferir com os ramos nem o tronco, esta casa foi construída totalmente à mão e em madeira. É, sem dúvidas, o quarto que mais se destaca do Conversas de Alpendre e dos mais especiais que se podem encontrar em Portugal.
Uma escadaria leva-nos ao primeiro piso, onde encontramos um alpendre com um sofá, uma mesa e um baloiço. Depois, subindo outro nível de escadas chegamos ao quarto. É pequeno, mas super acolhedor e todo forrado a madeira, e bom gosto e o luxo da decoração continuam a surpreender-nos. Tem um terraço com uma vista deslumbrante para o campo e para o mar, que transmite uma sensação de tranquilidade e conforto únicas. O pequeno-almoço é servido no alpendre da casa principal, com produtos locais e orgânicos, onde não falta, claro, o melhor sumo de laranja do Algarve.
Quer seja para férias em família ou uma escapadinha romântica, o Conversas de Alpendre é um lugar imperdível. Se quiser reservar tente-o fazer com antecedência, pois a ocupação é bastante alta. Os quartos têm preços nesta época a começar nos 525€ para duas noites, até aos 1.000€ também por duas noites na Casa na Árvore.
Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o turismo rural Conversas de Alpendre.