Turismos Rurais e Hotéis

Fomos conhecer o novo resort tudo incluído do Algarve — fica a 5 minutos da praia

O Pestana Blue Alvor Beach é ideal para umas férias de família, mas também é uma boa opção para quem não tem filhos.
A poucos passos do areal.

O novo resort tudo incluído do grupo português Pestana, o Blue Alvor Beach, abriu a 15 de maio no espaço onde outrora estava instalado o Delfim. A transformação implicou um investimento de 10 milhões de euros — e o resultado é visível logo à entrada. O lobby com o teto decorado com tartarugas e peixes, bem como pequenas fontes artificiais, representa uma pequena viagem pelos oceanos.

O empreendimento criado a pensar nas férias em família — os miúdos com idades até aos 12 anos não pagam — tem acesso direto à Praia dos Três Irmãos, assim como uma das melhores vistas da região. Dependendo do quarto (há cerca de 300), pode ver o jardim ou o mar e a deslumbrante vila que fica a cerca de 15 minutos a pé de distância.

Devido ao infernal trânsito de Lisboa — nem a ponte Vasco da Gama evitou o atraso — chegámos ao resort por volta das 22h30 e foi assim que surgiu o primeiro desgosto: o principal restaurante, o Acqua, onde é servido o buffet, estava prestes a fechar. Apenas conseguimos comer uns rolinhos de primavera já frios, uns queijos (brie e cheddar) e as sobremesas, como pequenas fatias quadradas de bolos e gelado à discrição. Nesta última opção, há aqueles sabores que nunca falham: natas, baunilha, chocolate e morango.

Insatisfeitos, fomos para o bar Coral que fica mesmo à frente do Acqua. Além de ter lugares no interior que nos salvaram naquela noite fria, tem uma zona exterior com acesso direto e vista desafogada para a piscina. Foi ali que passámos uma boa hora até à meia-noite. A acompanhar os cocktails, como o Sunset e o Strawberry Daiquiri (que rapidamente se tornou no meu favorito), ouviam-se êxitos dos anos 70 e 80, dos ABBA e Queen, por exemplo.

Três bebidas depois, subimos no elevador até ao quarto (não tínhamos resistência para subir 14 lanços de escadas). Tal como a entrada do hotel, também os corredores remetem para o oceano graças aos apontamentos especiais desenhados pelo arquiteto Jaime Morais.

Apesar de ser um hotel criado a pensar nas famílias, não acordámos com o eco do ruído de miúdos entusiasmados — o que foi uma enorme surpresa. Ali, reina a tranquilidade e todos os hóspedes andam com um sorriso na cara (umas boas férias conseguem mudar o humor de qualquer um).

O pequeno-almoço é servido até às 10h30 no Acqua. Desta vez conseguimos chegar antes de começar a ser preparado o brunch diário, ou seja, conseguimos comer sem pressas. Na verdade, foi ali que fizemos todas as nossas refeições.

O Pestana Blue Alvor Beach, contudo, tem outros dois restaurantes temáticos: o Fuego, que tem o conceito Surf and Turf e de live cooking; e o Luigi que, como o próprio nome dá a entender, dedica-se à gastronomia italiana. O melhor é fazer uma reserva para ambos estes espaços antes da estadia, pois quando lá chegámos já só tinham vagas para a semana seguinte.

O único ponto menos positivo da experiência a comida. No último dia (o segundo, portanto) já estávamos cansados do buffet. Por um lado, a variedade de opções não era assim tanta e as propostas que nem sempre corresponderam às expectativas. Por outro lado, o bar com uma carta variada acaba por compensar.

Já de barriga cheia depois do pequeno-almoço em regime all you can eat, relaxámos à beira da piscina acompanhados por, lá está, um Strawberry Daiquiri. Nesta área do Pestana há várias espreguiçadeiras e encontrar um lugar nunca foi um problema, ou seja, não é como em muitos outros alojamentos em que os hóspedes se levantam mais cedo para deixarem as toalhas nas cadeiras e marcarem assim o seu lugar.

Ao longo do dia é ali que decorrem muitas das atividades pensadas para todas as idades. Vi pessoas a fazerem aulas de Pilates, alongamentos, caminhadas, vollyeball aquático, bingo, entre muitas outras. Por vezes, infelizmente, a adesão era baixa, mas os funcionários lá conseguiam arranjar alguns participantes graças à simpatia.

Infelizmente não tivemos oportunidade de experimentar o spa — cujos serviços não estão incluídos nos preços da reserva —, mas isso não nos impediu de passar um fim de semana super relaxante. Afinal, ficar esticado à beira da piscina é uma atividade igualmente meritória quando o objetivo é apreciar a tranquilidade.

Os preços para um quarto duplo começam nos 167€ por noite, dependendo da época do ano. As reservas podem ser feitas online. Também conta com um ginásio que está aberto 24 horas, campos de padel e ténis e um Kids Club.

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo resort Pestana Blue Alvor Beach, no Algarve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT