Cada pôr do sol é bonito, mas há poucos como os dos campos do Alentejo. Em Gavião, no distrito de Portalegre, abre este mês uma nova unidade turística imersa na natureza, onde vai conseguir fazer férias que terminam todos os dias a ver este característico pôr do sol. E ainda a fazer ioga, caminhadas, andar de balão; usufruir de hortas biológicas, dar mergulhos numa praia fluvial — e, sempre muito importante, descansar.
O Gavião Nature Village, um complexo turístico em modo eco-glamping com tendas climatizadas e bungalows imerso na natureza, vai ser inaugurado até ao final deste mês em Gavião, Portalegre, depois de vários adiamentos devido à pandemia. O investimento dos seus criadores neste enorme e versátil espaço foi de 1,5 milhões de euros, revelou esta semana a autarquia local.
No total, o resort ocupará cerca de 42 mil metros quadrados, numa área que abrange a praia fluvial do Alamal, Cadafaz, Belver e Gavião, adiantou ainda.
A NiT falou com os impulsionadores do projeto: Paulo Almeida, Maria do Carmo Moreira, Fernando Couteiro e Geny Couteiro. Quatro pessoas, dois casais, amigos de infância, que sempre amaram a natureza e que viram no Alto Alentejo os “ingredientes necessários” para proporcionar aos hóspedes e turistas uma “experiência única e diferenciadora”, explicam-nos. Não só na dormida, rodeada de natureza porém com conforto e luxo, mas também nas atividades e serviços que serão disponibilizados.
Todo o ambiente do novo espaço, ou tudo o que ele oferece, privilegia e potencia o forte contacto com a natureza, adianta o grupo de amigos à NiT. Não apenas pela valorização dos recursos endógenos, como a cortiça e a pedra (xisto) presentes no complexo, atualmente composto por oito hectares, como também pela localização do empreendimento, na natureza e próximo das zonas mais turísticas do concelho de Gavião.
O seu novo Gavião Nature Village está, explicam os dois casais, classificado num parque de campismo de quatro estrelas, assente num conceito de glamping. Aqui, une-se o estilo de vida de campo, com o conforto e as comodidades equiparadas a um empreendimento turístico convencional, frisam.
Além de uma área de acampamento livre, o complexo é assim composto por 13 tendas glamping: seis tendas familiares, seis tendas de amigos e uma romântica.
Todas estão devidamente equipadas e decoradas como se de um quarto de hotel se tratasse, com materiais ecológicos e sustentáveis. O complexo conta ainda com 10 bungalows (de dois, quatro e oito pessoas). Os alojamentos são suportados por uma clubhouse composta por receção, bar e restaurante, sala de eventos, zonas de estar e de convívio e ainda um Wellness Center.
Segundo os responsáveis, as diferentes tipologias de alojamento vão-se traduzir, no seu conjunto, numa capacidade máxima para cerca de 150 pessoas.
Aqui, além da linha de contacto com a natureza típica dos glampings, os visitantes vão também encontrar um Cantinho dos Animais e uma Horta Biológica, que fornecerão produtos para o restaurante e funcionarão como espaço pedagógico para os hóspedes.
O projeto está ainda a 400 metros da praia fluvial do Alamal e do rio Tejo e tem vista privilegiada sobre o castelo de Belver, que se encontra na margem norte do Tejo, a três quilómetros do empreendimento; e também do museu do sabão e do museu das mantas e tapeçarias Natália Nunes.
Além de tudo isto, o Gavião Nature Village pretende dedicar-se à realização de retiros holísticos (ioga ou desenvolvimento pessoal), programas de Team Building, casamentos e outros eventos, bem como programas de birdwatching (próximo da avifauna).
Os seus criadores pretendem aproveitar uma “lacuna regional” deste tipo de ofertas por ali, bem como o “ambiente natural” onde se insere o glamping. Dizem querer “potenciar ainda mais o conjunto de sensações geradas pela realização destas atividades, podendo assim reconectar-se com a maravilha que nos rodeia: a pé, de bicicleta ou até dos céus do Alentejo dentro de um balão de ar quente”, concluem.
As reservas ainda não estão abertas nem os preços finalizados, mas pode ir consultando o site do resort para mais informações.