O Grupo Casais, um dos maiores do setor da construção em Portugal, prepara-se para construir o primeiro hotel híbrido em Espanha, um projeto no âmbito da parceria Sunny Casais. A primeira pedra do edifício de madeira e betão foi lançada esta terça-feira, 14 de março, em Madrid.
A unidade hoteleira de construção híbrida vai contar com 120 quartos, dando assim início a uma nova geração de edifícios sustentáveis no país vizinho. O projeto baseia-se no sistema CREE, uma solução industrializada e híbrida de madeira e betão, com estrutura e fachadas pré-fabricadas. As casas de banho, assim como as infraestruturas das redes e instalações especializadas, também serão pré-fabricadas.
Isto significa que os componentes serão, posteriormente, rapidamente instalados no edifício. Trata-se de um método de construção mais amigo do ambiente, com uma pegada de carbono 60 por cento inferior à tradicional. Requer apenas um terço do betão normalmente utilizado, graças ao recurso à madeira e a novas soluções de engenharia. Além disso, tem a vantagem adicional de se tratarem de componentes independentes construídos de forma padronizada, permitindo a reutilização posterior em outros edifícios. Ou seja: poupa-se dinheiro, tempo e recursos.
Este é já o sexto hotel B&B que o Grupo Casais está a construir e, segundo António Carlos Rodrigues, diretor-geral da empresa, em breve irão anunciar o sétimo, também em Espanha.
“Acreditamos que temos um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades. Por isso, temos vindo a reforçar o compromisso com a sustentabilidade”, refere.
O primeiro edifício híbrido na Península Ibérica começou a ser construído no início do ano passado, em Guimarães, na freguesia de Azurém, junto ao campus da Universidade do Minho. Trata-se de um hotel B&B com 95 quartos, 44 estúdios para arrendamento e um espaço comercial, que deverá ser inaugurado ainda este ano.
