Turismos Rurais e Hotéis

Grupo espanhol Oca Hotels vai abrir a primeira unidade hoteleira no Minho

O novo projeto da cadeia hoteleira será inaugurado em Melgaço, em junho de 2025, e terá ligação direta às termas.
Abre em 2025.

Desde a sua chegada a Portugal em 2013, o grupo espanhol Oca Hotels inaugurou seis unidades hoteleiras, todas localizadas na cidade do Porto. Atualmente, a cadeia prepara-se para abrir o seu sétimo hotel em território nacional, agora na região de Melgaço.

Com a inauguração prevista para junho de 2025, o Oca Grand Hotel do Pezo será instalado num edifício histórico datado do século XX. Este projeto promete uma harmoniosa combinação entre a arquitetura clássica do início do século passado e interiores contemporâneos e funcionais, conforme avançado pela “Hosteltur”.

O empreendimento, com classificação de quatro estrelas, contará com 60 quartos, além de oferecer um bar com piano, restaurante, spa e ginásio. Um dos principais pontos de atração será a sua ligação direta às termas de Melgaço.

No edifício que irá acolher a unidade hoteleira já havia sido um hotel, mas encontrava-se desocupado. Construído no início do século XX, enfrentou vários desafios ao longo da sua existência. Entre os primeiros problemas destacaram-se a Primeira Guerra Mundial e a gripe pneumónica, que afetaram severamente a economia local. Apesar de o surto ter sido temporário, o estabelecimento decidiu criar uma área dedicada a banhos termais, o que fez de Melgaço um dos principais destinos de lazer na região do Minho.

No entanto, o sucesso não se manteve ao longo do tempo. A concorrência do Grande Hotel Ranhada, também situado no município de Viana do Castelo, o surgimento de novos tratamentos terapêuticos e a ascensão de destinos turísticos mais acessíveis culminaram no encerramento desta casa de luxo.

Em 2020, iniciou-se o processo de requalificação do Grande Hotel do Pezo, que se encontrava ao abandono. O imóvel foi revitalizado por uma empresa privada de capital luso-francês, com um investimento que rondou os sete milhões de euros, apoiado por fundos europeus. 

O projeto de reabilitação visa a preservação das estruturas existentes, respeitando a história do edifício, ao mesmo tempo que inclui uma nova ala. Localizado na freguesia de Paderne, o espaço encontra-se a cerca de um quilómetro da fronteira com a Galiza.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT