Turismos Rurais e Hotéis

Há mais um luxuoso Hilton Hotel em Portugal — e fica em Vila Nova de Gaia

O hotel de cinco estrelas, segundo da marca em Portugal, nasceu da requalificação de antigos armazéns de Vinho do Porto.
A original recepção.

A emblemática zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia foi a localização escolhida para a instalação da segunda unidade oficial da Hilton Hotels & Resorts em Portugal. A abertura do hotel aconteceu na passada segunda-feira, dia 20 de setembro, podendo já hóspedes de todo o mundo conhecer a unidade nascida em antigos armazéns de Vinho do Porto, na zona histórica de Gaia.

Segundo a cadeia, depois de uma “cuidadosa requalificação”, avaliada em mais de 40 milhões de euros, o Hilton Porto Gaia abre portas com enormes expetativas. Para Mónica Gonçalves, diretora geral do hotel, o grupo entende os ainda “desafios” do atual contexto, mas acredita que “a força da marca Hilton será uma enorme mais-valia para o posicionamento do eixo Porto-Gaia.”.

Com cinco estrelas e o luxo habitual da marca, o hotel tem um conceito próprio e enquadrado na região: a traça exterior do edifício foi preservada e faz lembrar os telhados das tradicionais Caves de Vinho do Porto, num trabalho do atelier de arquitetura ARQ 2525.

No interior, o toque detalhado, glamoroso e moderno é da famosa e premiada designer portuguesa Nini de Andrade Silva.

No total, o Hilton Porto Gaia ocupa uma área útil de cerca de 32 mil metros quadrados, divididos por oito pisos. Para dormir, encontra 194 quartos e suites espaçosos e com luz natural, alguns dos quais com vista privilegiada para o rio Douro e centro histórico do Porto.

As  tipologias superiores garantem acesso a um exclusivo “Executive Lounge”, com sala privada para refeições e serviço permanente de café e snacks ligeiros.

Nas áreas sociais do hotel, desenhadas para receber a comunidade local, destaca-se o restaurante, que pretende contar “a história da cidade e das suas pessoas”, adianta fonte do espaço. A cozinha, com abertura para a sala de jantar, é liderada pelo Chefe Hugo Portela.

Encontra ainda dois bares: um, junto ao restaurante, que irá funcionar durante todo o dia, tendo um menu especial de snacks ligeiros e cocktails de assinatura. No terceiro piso, o bar panorâmico tem, em exclusivo, o tradicional Chá das 5 e uma seleção premium de vinhos, espumantes e Champagne, tudo com vista sobre o Douro. 

Um dos segredos mais bem guardados do Hilton Porto Gaia é o Welness Center, um imponente espaço de saúde e bem-estar, com um total de 1.100 m2. Aqui promove-se o Slow Beauty, numa abordagem holística do corpo, mente e espírito. Em destaque está a luxuosa piscina interior aquecida, um espelho de água e uma área de descanso e relaxamento. Espaço ainda para um Fitness Center, com ginásio totalmente equipado e aberto ao público em geral, e um elegante estúdio de yoga, pilates e pilates clínico.

Finalmente, o Hilton Porto Gaia dedica ainda cerca de 2.200 m2 às salas de eventos e reuniões, incluindo um “ballroom”, com capacidade total para cerca de 600 pessoas e um confortável auditório equipado com tecnologia de ponta. 

O Hotel Hilton Porto Gaia encontra-se no número 124 da Rua Serpa Pinto, em Vila Nova de Gaia. Os preços começam nos 114€ por noite. O hotel oferece ainda uma experiência familiar sob medida para viajantes com idade inferior a 12 anos: as crianças recebem um serviço de boas-vindas infantil e pequeno-almoço infantil, havendo ainda menus e amenities próprias para a idade, mediante pedido.

De seguida, carregue na galeria para espreitar as primeiras imagens do Hilton Porto Gaia.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. de Serpa Pinto 124
    4400-307 Vila Nova de Gaia

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT