Turismos Rurais e Hotéis

Há uma casa para alugar em Lisboa igual à de Monica em “Friends”

O apartamento tem o genial nome de "The One in Lisbon" e é um sonho para os fãs da série que está novamente na ribalta.
Oh...My...God...

Se Chandler Bing visse este alojamento local em Lisboa só teria uma coisa a dizer: “Poderia SER mais incrível?!”. A partir de agora, esta proposta será quase impossível de resistir para os muitos fãs de “Friends“: a possibilidade de jantar e dormir, em plena capital portuguesa, na famosa casa da porta lilás de Monica Geller (Courteney Cox). Ou num sítio parecido, vá.

O alojamento “The One in Lisbon” — logo uma genial referência aos títulos dos episódios da série — é novo enquanto espaço de pernoita e fica em Arroios. Tem a cozinha colorida, a porta, a moldura amarela, o sofá. Tudo igual, ou quase: o mais parecido, dentro do possível e exequível, ao espaço da produção. O suficiente para criar um efeito impressionante, pelas muitas referências ao apartamento nova-iorquino que, para quem acompanhou a série, ficaram para sempre marcadas no seu imaginário.

Melissa Çoruhlu é a responsável por esta ideia. Conhecida por Misha, a jovem é de origem turca e portuguesa (pai turco, mãe natural de Portugal). Aos três anos, esta nativa de Istambul mudou-se em definitivo com a família para o nosso País.

A área de jantar.

Agora adulta, decidiu apostar numa carreira no alojamento, criando mesmo uma empresa para promover espaços incríveis e, se possível, fora da caixa. A sua Misha’s Place gere apenas apartamentos totalmente reabilitados, essencialmente em alojamento local mas também em regime de longa duração.

Recentemente, de entre as ofertas variadas e sempre com algo de destaque que Misha gere, surgiu-lhe um novo conceito. “A ideia foi minha e partiu do simples facto de querermos que os nossos apartamentos façam parte da experiência dos visitantes de Lisboa. Que não sejam apenas uma base onde se dorme antes e depois” das suas explorações pela cidade, explica à NiT.

E acrescenta: “todos nós ficamos em hotéis ou apartamentos nas nossas férias dos quais nunca mais nos lembramos, especialmente quanto a cidade em si tem tanta coisa que ver, como é o caso de Lisboa. Eu não queria isso”, reitera.

Misha queria encontrar um interesse, um tema que dissesse algo aos visitantes e que permanecesse nas suas memórias. Começou por outro conceito: em 2018 criou um apartamento com a temática “Star Wars” e as pessoas adoraram, mas nenhum dos envolvidos na recuperação e gestão era grande entendido na saga.

De “Friends”, Misha percebe. “O apartamento de ‘Friends’ foi decorado no início de 2020, mesmo antes da pandemia, e foi realmente um tema que nos deu grande prazer pois era uma série da qual todos gostávamos”, frisa.

Além disso, “a maioria dos episódios acontecia num apartamento e, além do mais, aqui temos espaço suficiente para conjugarmos as vidas das diferentes personagens da produção. ‘Friends’ é uma das únicas séries que conseguimos ver vezes sem conta e que continua a cativar pessoas de todas as idades”, salienta a empresária.

“The One in Lisbon”, disponível na plataforma de Misha, localiza-se em Arroios e começou por ser um caso de salvação: estava inserido num prédio que necessitava de obras totais e que foi renovado na sua totalidade. O proprietário deste apartamento “aceitou, com algum receio, que decorássemos a propriedade à semelhança do apartamento da Monica de ‘Friends'”, relembra a jovem.

O apartamento conta com três quartos: dois de casal e um twin (duas camas), uma casa de banho e uma espaçosa sala com zona de estar, zona de jantar e cozinha. O primeiro quarto chama-se o Lobsters Bedroom e é inspirado nos personagens Ross e Rachel. “Daí ser uma mistura desde flores a quadros cor-de-rosa e dinossauros”, explica Melissa.

O segundo quarto (twin) chama-se Friends e celebra a amizade. Num dos lados pode encontrar objetos inspirados em Phoebe, como desenhos de gatos e almofadas mais étnicas, enquanto no outro o foco é em Joey. “Não tínhamos espaço para a famosa mesa de matraquilhos então colocámos uma mini na parede. Temos também um alvo de dardos, o poster do Laurel & Hardy, igual ao da casa do Joey e do Chandler, e ainda o peluche Hugsy, igualzinho ao da série (o grande, do Joey, e o pequeno, para a Emma)”.

O terceiro quarto, o Geller Bing, é o maior e pertence à “dona” da casa, Monica, e a Chandler. “Conseguimos, com muito tempo de procura, os quadros dos Jogos Olímpicos de 1980, iguaizinhos aos que a Monica tinha no quarto dela. Este quarto é muito espaçoso e tem detalhes muito giros como os votos de casamento do Chandler para a Mónica emoldurados na parede.”

Faltava o lilás: “Não tínhamos como pintar a porta de casa de lilás, como na série, mas não queríamos abdicar desse detalhe tão característico, então resolvi criar uma porta imaginária no fim do corredor. Colocámos uma maçaneta, pintámos aquela parede de lilás e encomendámos a moldura amarela dos Estados Unidos. É igualzinha à da série”.

Misha admite que não é uma réplica total. “Sabíamos que era impossível replicar o apartamento pois a disposição da casa é totalmente diferente. Então optámos por uma abordagem mais realista: como seria o apartamento da Mónica se esta se mudasse para Lisboa, em 2020?”, brinca.

A sala de estar é uma versão quase igual à original, porém mais pequena. O sofá, a mesa de centro, o móvel da televisão, a coluna de som e o poster do Jouets são praticamente iguais. Alguns detalhes foram adaptados, como as máscaras douradas na parede, já que o grupo não encontrou iguais às da série.

O quarto de Joey.

Na área de jantar, Misha explica o que foi feito: “optámos por uma mesa mais moderna mas comprámos cadeiras antigas, que pintámos da mesma cor daquelas de Monica”, diz à NiT.

A cozinha foi “a parte mais divertida”, para o grupo que reabilitou o apartamento. Isto porque “sabíamos que a disposição da mesma nada tinha a ver com a da série, mas resolvemos adotar a mesma base: parede de tijolos e muitos, muitos objetos. Panelas penduradas na parede e cortinas coloridas na janela. Para que fosse mantida a traça portuguesa, colocámos cerâmicas e bibelôs portugueses. Mas quisemos que o copo dos utensílios de cozinha, que diz Homemade Pickles, estivesse presente”, adianta a empresária.

O frigorífico está repleto de ímans que apelam à série e dentro do congelador está ainda o livro “The Shining”, que Joey congelava sempre que ficava com medo.

O valor de uma noite neste “The One in Lisbon” começa nos 55€ para duas pessoas. Pode alojar até seis pessoas em duas camas de casal e duas camas de solteiro.

Caso esteja a pensar no que estamos a pensar, não adianta: segundo Misha, sim, “a casa já foi reservada para a grande reunião de ‘Friends’ na próxima quinta-feira”, 27 de maio. Em Portugal vai poder assistir a este especial na HBO.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT