Em 2023, chegava a surpreendente notícia. A sede original do Benfica, na Baixa de Lisboa, seria transformada num hotel temático, inspirado no clube. O nome foi imediatamente revelado: 1904 Benfica Hotel, como a NiT lhe contou, alusivo ao ano em que o clube nasceu. No entanto, pouco mais se soube sobre o projeto. Agora, dois anos depois, há novidades.
O edifício situa-se na Rua Jardim do Regedor, onde o Sport Lisboa e Benfica foi oficialmente fundado e onde, entre 1933 e 1987, funcionou a secretaria do clube, que mais tarde foi doado à Fundação Benfica. Um acordo assinado por esta e pelo grupo hoteleiro FLH Hotels, a 17 de março de 2023, marcou o início do projeto de requalificação que prometia reaproveitar o “espaço simbólico tendo como conceito a história do Sport Lisboa e Benfica e invocar a memória coletiva dos sócios e dos adeptos do clube relativamente à sua antiga sede”, referiu o clube, na época.
Sabe-se agora que o 1904 Benfica Hotel terá 56 quartos e que a inauguração oficial está marcada janeiro de 2026. No entanto, irá abrir em regime de soft opening ainda este ano, nas primeiras semanas de dezembro.
Os corredores que levam aos quartos serão um verdadeiro portal que pretende transportar os hóspedes para as memórias do clube, com elementos alusivos à sua história espalhados por cada canto. Terá também um restaurante e um bar, que será da responsabilidade do Café de São Bento. decorado com fotografias de antigos atletas e momentos icónicos do Benfica. De acordo com o “Expresso”, este espaço foi pensado para criar um ambiente que honrasse a história do clube. Haverá ainda uma sala multiusos que poderá ser utilizada para eventos do clube.
O gabinete de Arquitetura Vector Urbano foi o responsável pela requalificação do espaço. “Toda a casca foi organizada por nós”, conta à NiT o projetista Ricardo Pires. A par com a sócia Carina Milheiro, pôs mãos à obra mesmo antes da assinatura do contrato oficial, tendo feito previamente o estudo de capacidade do hotel. “Estamos desde o momento zero”, garante.
O projeto entrou na Câmara Municipal de Lisboa em abril de 2023 e, um ano depois, em maio de 2024 arrancou a obra. As linhas originais foram mantidas, com um toque de modernidade. A identidade da entrada do edifício foi também preservada, com a restauração da imagem exterior dos anos 20, para homenagear a história do local.

Atualmente, estão a ser finalizados os últimos pormenores. “Já estão alguns quartos fechados, totalmente decorados. Estamos agora a fechar as zonas comuns”, afirma Ricardo Pires. O conceito de design de interiores, da escolha de materiais às cores, ficou a cargo da GV+Arquitetos.
Nos andares superiores, construídos de raiz, permitem que os hóspedes aproveitam a vista privilegiada para o Castelo de São Jorge e para a Rua das Portas de Santo Antão.
Resta agora saber quem irá inaugurar a nova unidade hoteleira. Em 2023, o acordo foi assinado por Rui Costa, presidente do Sport Lisboa e Benfica e da Fundação Benfica, que poderá ser reeleito para o cargo. A segunda volta das eleições para a presidência do clube está marcada para 8 de novembro, onde os benfiquistas serão chamados a escolher entre Costa e João Noronha Lopes, depois de o primeiro ter vencido a primeira volta neste sábado, 25 de outubro, sem maioria absoluta.


LET'S ROCK






