Turismos Rurais e Hotéis

A ilha com hotéis flutuantes e parque aquático que vai abrir no Qatar antes do Mundial

Uma das atrações é a The Icon Tower, um escorrega com 85 metros de altura, que será o mais alto do mundo deste género.
É incrível.

O campeonato mundial de futebol não é o único motivo para visitar o Qatar no próximo inverno. O que não falta no país do Médio Oriente são atrações únicas ou até mesmo ilhas artificiais com hotéis flutuantes e parques de diversão. É o caso de Qetaifan North, na cidade de Lusail, complexo que vai ser inaugurado ainda antes de Cristiano Ronaldo dar o primeiro toque na bola. 

A Ilha de Qetaifan North, com mais de 1,3 milhões de metros quadrados, é a primeira oferta da Qetaifan Projects, uma empresa alegadamente criada para fundar cidades sustentáveis e inteligentes no país. O projeto, que começou a ser pensado em 2013, é um destino de entretenimento inovador.

Grande parte da construção já está concluída e é a partir de setembro que acontece a inauguração de algumas das atrações principais, como o luxuoso Beach Club. A atração à beira-mar da ilha oferece um conjunto de atividades para toda a família e conta com uma praia de areia branca, uma piscina infinita, restaurantes, cabanas, spa, ginásio e uma área infantil.

O grande destaque desta ilha são os hotéis flutuantes que vão nascer, literalmente, sobre a água, para acolher os visitantes que deverão rumar ao Qatar para assistir ao Mundial. Como as unidades hoteleiras locais contam apenas com 40 mil quartos e não há espaço suficiente em terra para construir novos edifícios, a aposta do país foi mesmo construí-los no mar.

O projeto final conta com 16 unidades hoteleiras flutuantes, com 72 metros de comprimento e 16 metros de largura, que vão ficar instaladas junto do estádio Lusail. Cada hotel terá 101 quartos distribuídos por quatro andares, um restaurante e um lounge bar. No total, há 1616 quartos disponíveis para receber os fãs de futebol.

“É a primeira vez que imóveis puramente flutuantes são usados como uma solução temporária para necessidades de acomodação nesta escala”, disse o CEO da construtora responsável Admares, Mikael Hedebet. Este módulo flutuante é uma alternativa às áreas onde o terreno é escasso e os hotéis não exigem grandes portos e águas profundas. Após o Mundial de 2022, estas unidades serão colocadas num outro lugar costeiro, “onde haja água com profundidade mínima de quatro metros”.

Além das vistas para o mar e das praias privativas, os hóspedes que ficarem instalados nestes hotéis luxuosos também podem aproveitar para conhecer o novo parque aquático do país. O espaço conta com 36 atrações, todas elas inspiradas na cultura do Qatar, mas há uma que se destaca: a The Icon Tower, um escorrega com 85 metros de altura, que será o mais alto do mundo deste género. 

O escorrega.

“A ideia era fazer referência à riqueza, história e herança do Qatar, em vez de apenas construir um parque temático. O design entra em cada pequeno detalhe”, diz o diretor de operações do projeto, Hesham Sharaf. Outra das atrações do parque é um passeio imersivo que conta a história da evolução de Doha ao longo de um século, através de iluminações teatrais e imagens em 3D.

A “ilha do entretenimento”, como lhe chamam, tem ainda uma parte residencial de luxo composta por villas de praia e apartamentos com vistas deslumbrantes sobre o mar e a cidade de Lusail. Na área envolvente, os moradores têm uma escola, um centro de saúde e uma mesquita. 

Como chegar

Para chegar à ilha artificial, primeiro precisa de apanhar um avião até à capital do Qatar, Doha. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida desde 468€ na altura do Mundial. Caso apanhe o avião no Porto, o preço dos voos começa nos 426€.

Já no aeroporto, a opção mais económica e rápida para chegar à cidade de Lusail é apanhar o metro, que demora menos de meia hora. Ao chegar ao centro da cidade, pode aproveitar para conhecer a zona e ir a pé até à ilha Qetaifan. Se for a caminhar, chega em cerca de 40 minutos. Outra alternativa é apanhar um táxi.

O desenho do projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT