É um conceito inovador em Portugal e no mundo. O Dolinas Climbing Hotel, a primeira unidade hoteleira dedicada à escalada, abriu ao público na passada terça-feira, 1 de outubro.
O novo edifício foi erguido no local onde antes se situava o antigo Hotel de Porto de Mós, com a promessa de abrir antes do Euro 2004, mas que nunca se concretizou. Ao longo dos anos, o imóvel passou por vários proprietários até que um investidor português, residente no Luxemburgo, decidiu recuperá-lo.
“Viu aqui uma oportunidade de negócio e decidiu investir na sua terra natal”, contou à NiT a diretora-geral do Dolinas Climbing Hotel, Cidália Patrício.
Embora tenha explorado a possibilidade de reutilizar a antiga estrutura, concluiu que não era viável. A construção de raiz do empreendimento, que arrancou há cerca de dois anos, tornou-se “o acontecimento da vila”. O objetivo do investidor desde o início foi claro: não seria apenas “mais um hotel”.
“Se fosse para fazer igual aos outros, não faria. Queria algo diferente, algo que não existisse nem em Portugal, nem no mundo”, explica Cidália Patrício. Como o município do distrito de Leiria e a própria região têm uma ligação muito forte com o desporto de natureza, decidiu aproveitar essas características e abrir o primeiro hotel de escalada do País.
Inspirado pelas serras d’Aire e dos Candeeiros, o Dolinas Climbing Hotel proporciona “uma experiência única que combina a singularidade das pessoas e do território, o conforto, os sabores típicos e a experiência de escalada indoor”. Conta com 93 quartos, incluindo várias tipologias: quarto duplo, quarto twin, suite júnior e suite mezanino, a qual se destaca por ter dois andares, uma cama king size e uma sala de estar equipada com sofá-cama, acolhendo até quatro pessoas.
A decoração do hotel reflete a própria serra e incorpora materiais regionais, como os tons esverdeados da vegetação e o branco das rochas. Entre as várias áreas comuns, destaca-se a piscina interior aquecida e salinizada com vista panorâmica sobre o castelo de Porto de Mós, além de sauna e banho turco.
A unidade hoteleira dispõe ainda de um restaurante e lounge bar que é uma “homenagem à região” e surpreende com “a inusitada modernidade”, bem como uma sala multiusos para eventos e três salas de reuniões.
O grande protagonista é o Dolinas Climbing Center, “um espaço inovador e único em Portugal, onde se alia a oferta diversificada para a prática das várias modalidades de escalada com o conforto das instalações”.
Com cerca de 700 metros quadrados, o centro oferece uma variedade de equipamentos para escalada indoor, incluindo circuitos para crianças, aulas de diferentes níveis, atividades para team building e festas de aniversário.
O centro de escalada está dividido em várias zonas. Uma delas é o bloco (boulder), com diversas configurações e níveis de dificuldade. Existe também uma estrutura destinada aos mais novos, equipada com escorrega, e duas fun-walls, que permitem aos jovens unir o desafio da escalada ao divertimento.
Outro dos destaques do centro é o Kilter Board, que possui uma inclinação variável e uma disposição permanente de presas, baseada numa aplicação que oferece acesso a uma rede global de atletas e ginásios comerciais. Com essa aplicação, é possível criar ou treinar novas vias de escalada já existentes nas Kilter Boards em todo o mundo, que totalizam mais de 50 mil.
O espaço conta ainda com auto belays, vias de escalada com dispositivos de autossegurança com uma altura de até sete metros. O ex-libris do centro e do próprio hotel é a parede de escalada com corda, que atinge os 30 metros de altura, que vai desde o piso -2 até ao sexto andar. “Tem características únicas e surpreendentes de verticalidade indoor e é um verdadeiro desafio”, salienta Cidália Patrício.
O Dolinas Climbing Center está acessível não só a hóspedes, mas também ao público em geral. A entrada no centro, assim como o aluguer do equipamento, custa 12€ por dia e garante acesso a todas as estruturas. Quanto ao hotel, as estadias começam nos 120€ por noite. As reservas podem ser efetuadas através do site oficial.
Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do empreendimento.