Turismos Rurais e Hotéis

O misterioso hotel de Lagos que ninguém sabe quando abriu — e que acaba de ser renovado

O Aqualuz Lagos by The Editory aproveitou a pausa de inverno para se reinventar. Aposta em quartos modernos e opções para as famílias.
Já reabriu.

Já passaram mais de 20 anos desde que o edifício do Aqualuz Lagos by The Editory faz parte da paisagem algarvia, mas há um mistério que continua a atormentar quem lá trabalha. Até à data, ninguém sabe ao certo em que ano, efetivamente, o hotel abriu ao público. A diretora de marketing Isabel Tavares, que está na empresa há oito anos, já fez vários esforços para resolver o enigma. Sem sucesso. A data de abertura continua uma incógnita. 

A história do negócio de hotelaria da Sonae, que lançou a marca de hotelaria The Editory Collection Hotels em 2021, começou há cerca de 35 anos com a abertura do Porto Palácio Hotel & Spa. O Aqualuz em Lagos surgiu logo depois, pelo que terá “pelo menos, mais de 20 anos” — e tem vindo a sofrer algumas alterações desde então. 

Após a habitual pausa na temporada de inverno, a unidade hoteleira de quatro estrelas reabriu a 23 de março, depois daquela que foi “uma das maiores remodelações dos últimos anos”. Com um investimento de 2,3 milhões de euros, o grupo Editory Collection Hotels terminou agora a segunda e última fase das obras de renovação que começaram ainda antes da pandemia. “Depois de uma primeira fase em que mudámos as paredes dos quartos, remodelámos todos os apartamentos e transformámos alguns dos estúdios e apartamentos T0 em suites”, conta à NiT a diretora de marketing. 

As principais alterações aconteceram no interior das unidades de alojamento, que surgem agora com uma decoração mais moderna e sofisticada. “Temos quartos muito mais ajustados a um hotel de praia, em tons de azuis e brancos, e com materiais naturais, como a madeira”, adianta. O objetivo era precisamente criar um ambiente mais descontraído e intimista que “sublinham o compromisso com a sustentabilidade, a hospitalidade e o local”, de acordo com os pilares da marca.

Além da renovação total das 177 unidades de alojamento, as obras levaram à requalificação e ampliação do restaurante e bar junto às duas piscinas exteriores, que também foram alvo de intervenção total. Entre as novidades do serviço surge o reforço do regime de APA (alojamento e pequeno-almoço) e a possibilidade de suplemento de meia pensão no restaurante do hotel, com 280 lugares. 

O Aqualuz Lagos by The Editory vai estar a receber hóspedes até 31 de outubro, como é habitual nas unidades hoteleiras do Algarve, e assume-se como o “destino ideal para férias em família sem preocupações”. A 600 metros da praia mais próxima e inserido num ambiente local recatado, a unidade hoteleira dispõe de um Kids Club com cadeiras e mesas preparadas para brincadeiras, bem como jogos e desenhos para colorir para os mais novos. Já para os mais crescidos, a partir dos 12 anos, há uma sala de jogos com máquinas de diversões, como matraquilhos, ping pong, mesa de bilhar, mesa air-hockey e videojogos.

O empreendimento de quatro pisos oferece ainda um ginásio, salas de reuniões e o restaurante La Terrazza, com pizzas frescas de forno a lenha, hambúrgueres artesanais, snacks, gelados e outras refeições ligeiras. Localizado junto à piscina, “o espaço foi concebido para pausas relaxantes”.

Quanto aos preços da estadia, rondam os 89€ e os 259€ (quarto duplo com pequeno-almoço), dependendo da época do ano e número de noites reservadas. As reservas podem ser feitas online.

Além da renovação do Aqualuz Lagos, a Sonae Capital vai avançar com dois novos hotéis de cinco estrelas na Madeira e no Algarve, com aberturas previstas para o primeiro trimestre do próximo ano. No sul do País, o grupo vai explorar o empreendimento que está a ser construído de raiz pelo grupo Ferreira Building Power, há cerca de dois anos. O futuro The Editory By The Sea Lagos ficará situado sobre a falésia na Ponta da Piedade e tem abertura prevista para março de 2025.

Um mês antes, deverá ser inaugurado o The Editory By The Sea Funchal, o primeiro hotel da cadeia na Madeira. A unidade de luxo de 98 quartos vai nascer no Lugar da Ajuda, na zona do Lido, e as obras arrancaram em dezembro.

Carregue na galeria para conhecer melhor o Aqualuz Lagos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT