O turismo na capital portuguesa não parece querer abrandar tão cedo. Isto é notório, particularmente no número de hotéis que se encontram em construção neste momento em Lisboa. É que segundo o relatório da “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report”, a capital ficou no top três de cidades europeias com mais hotéis para abrir até 2026.
Neste ranking ficou atrás apenas de Londres, com 76 hotéis previstos (14.954 quartos), e Istambul, com 50 previsões de abertura (8397 quartos). Lisboa surge em terceiro lugar da lista com 36 projetos hoteleiros previstos para abrir nos próximos três anos, o equivalente a 4425 quartos. Estão previstos abrirem mais de 1100 novos hotéis na Europa até 2026.
A oferta de hotéis em Lisboa cresceu 3,8 por cento em cada ano na última década. Cada vez mais os projetos surgem de marcas internacionais que se posicionam nas ofertas mais luxuosas e de gama alta.
O que se verifica na capital (e também no Porto) é que com uma maior procura no mercado hoteleiro chegam operadores internacionais a quererem desenvolver o segmento de luxo em Portugal, onde não há ainda muita oferta. Apenas 15 por cento dos hotéis em Lisboa são de cinco estrelas, segundo o “Expresso”. Ou seja, tem sido muito na vertente mais luxuosa que se tem verificado uma maior procura para novos projetos.
Com este crescimento hoteleiro em massa nos bairros lisboetas, surge a questão da lotação da cidade. A responsável da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) lembra que foi prometido um estudo entre a Associação do Turismo de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa acerca deste tema para determinar alternativas de localizações para novos hotéis.