Turismos Rurais e Hotéis

Mirandela vai abrir 13 novos quilómetros da Ecopista do Tua

É já neste verão que o município renova a antiga linha ferroviária e reabilita a estação.
Nova atração em Mirandela.

Há uma nova atração para conhecer este verão que pode adicionar à lista: a Ecopista do Tua. É já a partir de julho que o município de Mirandela vai abrir ao público os 13 quilómetros da ecopista que vai ligar, entre oliveiras e sobreiros, as aldeias de Carvalhais e Romeu.

O troço segue parte da antiga linha ferroviária de ligação entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros, que foi desativada em 1991. Com esta nova atração, cujo investimento foi de 900 mil euros (400 mil pelo Turismo de Portugal), o município espera aumentar o número de visitantes. Afinal, segundo Júlia Rodrigues, presidente da autarquia, esta é uma “estrutura potenciadora do desenvolvimento turístico da região transmontana, promovendo experiências únicas de lazer, sendo por isso um produto turístico muito apetecível”.

A ecopista deve estar concluída no próximo mês de julho, mas é apenas uma parte do projeto intermunicipal que arrancou em 2017 e que liga os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança. O objetivo é reaproveitar o corredor ferroviário e criar assim uma ecopista com uma extensão total de 70 quilómetros.

As novidades da cidade de Trás-os-Montes não ficam por aqui. No dia 25 do mesmo mês vai ser oficialmente inaugurada a reabilitada estação ferroviária de Mirandela — mas não voltará com o mesmo propósito que tinha em 1887, data da sua construção. A autarquia anunciou que passará a ser uma Casa das Artes, com centro de visitas e espaço educacional, incluindo uma nova área verde. O edifício foi adquirido pela Câmara em 2017, após negociações com a IP – Infraestruturas de Portugal e a CP.

Além destas novidades, a autarquia está a planear recuperara ponte ferroviária do Romeu, a estação ferroviária desta freguesia e os apeadeiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT