Turismos Rurais e Hotéis

Monte Vale: o refúgio no Alentejo com uma praia fluvial exclusiva para os hóspedes

É perfeito para quem quer apanhar sol, mas não gosta de confusão. Também tem uma piscina de água salgada e uma barragem.
Tem uma praia só para si.

Se é daquelas pessoas que adoram passar o dia na praia mas não suportam os areais cheios de turistas e miúdos aos berros, temos a solução: um turismo rural no Baixo Alentejo com uma praia fluvial totalmente exclusiva para utilização dos hóspedes. O Monte Vale fica próximo de Entradas, concelho de Castro Verde (Beja), e situa-se num espaço rural fora da zona urbana. É o alojamento ideal para quem procura umas férias tranquilas, calmas e em plena harmonia com a natureza e o campo.

A casa principal do Monte Vale foi construída de raiz em 1929 e sofreu uma remodelação no decorrer do ano de 2011. O responsável por dar uma nova vida a uma propriedade quase centenária foi o agricultor Carlos Parreira, de 54 anos, que nasceu na região.

“O monte era da família da minha mãe e eu comecei a restaurar em 2011. No início não era para turismo, seria apenas para passarmos o fim de semana em família”, conta à NiT o proprietário. À medida que as obras foram avançando, percebeu que o terreno, com cerca de 150 hectares, tinha potencial para ser muito mais do que uma casa de habitação.

Carlos Parreira é agricultor de profissão e não tinha qualquer tipo de experiência na área da hotelaria, apesar de sempre ter gostado de receber pessoas. Sem fundos comunitários e sem ajudas financeiras, foi construindo o turismo rural por fases enquanto geria o pouco orçamento que tinha em cada altura. 

“Isto era uma casa de habitação normal, nem tinha piscina nem nada. A casa foi reconstruída em várias fases, primeiro em 2011, depois em 2019 e 2020. Agora estamos a concluir a última fase, que será um ginásio e um spa”. Todo o interior foi recuperado para ter condições para receber hóspedes, fez uma praia fluvial e ainda aumentou uma pequena barragem que fazia parte do terreno.

Depois de um investimento de cerca de um milhão de euros, o Monte Vale abriu portas em 2018, inicialmente apenas com a casa maior — um T3 — porque era a única que tinha condições. A propriedade está inserida numa zona de proteção especial e classificada como “conservação de avifauna estepária”, isto porque habitam por ali aves que estão em vias de extinção, como é o caso da Abetarda.

Rodeada por campos de cereais e gado, o terreno está certificado em modo de produção biológica e conserva todo o ambiente rural envolvente. É, por isso, o alojamento perfeito para quem quer sentir a verdadeira experiência do que é o dia a dia da vida no campo.

O Monte Vale dispõe de um apartamento T3 e outro T1, com quartos duplos e casa de banho privativa. Um dos quartos disponibiliza uma sala com sofá-cama, um closet e um cadeirão, e os outros dois permitem uma cama extra ou berço. Dentro da casa principal há ainda uma sala de jantar, uma cozinha totalmente equipada e uma área de estar com lareira, sofá, televisão e uma mesa de bilhar.

No exterior, à volta da casa do monte, os hóspedes podem aproveitar os dias na piscina de água salgada, na barragem ou na praia fluvial totalmente privada. Junto à piscina há um espaço para banhos de sol com várias espreguiçadeiras e, como é iluminada, não há nada que o impeça de dar uns mergulhos noturnos.

A praia fluvial do Monte Vale fica numa das margens da barragem, tem areia branca e fina e uma zona de sombra onde existem chapéus de palha, espreguiçadeiras, camas balinesas e até um bar de apoio. Para chegar lá, é só atravessar um passadiço que liga a casa principal ao areal.

Lá fora, também podem encontrar árvores de fruto uma horta e uma área dedicada às refeições ao ar livre, com churrasco e vista para a planície. O turismo rural tem parcerias com alguns dos restaurantes mais conceituados da região, por isso os hóspedes nem precisam de se deslocar das instalações. Só precisam de escolher a refeição que querem através da ementa que está disponível em cada apartamento e eles entregam.

Os quartos podem ser reservados individualmente ou em conjunto. Os preços rondam os 200 e 250€ por noite.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor este refúgio no Alentejo.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Apartado 320
    7780-305 Beja
ESTILO
turismo rural
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
praia

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT