Carla Vale e Valter Ribeiro, casal de 37 e 36 anos, respetivamente, mudaram-se para a Suíça há 12 anos com o mesmo objetivo de tantos outros emigrantes: procurar uma qualidade de vida melhor. Além disso, saíram de Portugal com o sonho de, um dia, construir do zero a própria casa em Vieira do Minho, de onde são naturais.
“Viemos para a Suíça sem nada. Eu trabalhava nas Pousadas de Portugal, tinha trabalho, mas o meu marido trabalhava na construção. O que nos fez vir para cá foi ter melhores condições de vida”, começa por contar à NiT Carla Vale, que trabalha com a mesma família, na área das limpezas, desde que chegou ao país.
Quando mudaram de vida, em 2011, tinham a ideia de regressar a Portugal passado cinco anos, mas o tempo foi passando e ainda não tinha surgido a oportunidade certa, apesar de terem conseguido cumprir “o grande sonho” em 2018.
“Quando viemos para a Suíça comprámos um terreno com cerca de dois mil quadrados na freguesia de Albufeira da Caniçada, mas acabamos por não fazer nada lá. Depois, mais tarde, encontrámos uma casa velha no meio da freguesia, mandámos tudo abaixo, reconstruímos e fizemos lá a casa com que tanto sonhávamos”, revela.
Foi o marido, que sempre trabalhou no setor das obras, que idealizou e desenhou todo o projeto — só não sabia que ia surgir outro semelhante. Com a casa construída do zero e um terreno enorme a que não estavam a dar uso, o casal pensou: porque não fazer também um alojamento local? E assim foi.
“Ele adora a nossa casa, então o alojamento fez praticamente igual. Passava as noites a sonhar, a desenhar e a imaginar. Eu pensava que era uma ideia além do normal, que nunca se iria realizar, mas com o tempo conseguimos concretizar”, diz. Agora, com uma casa e um alojamento local prestes a abrir portas para receber hóspedes, o casal prepara-se para regressar finalmente a Portugal.
Às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, o alojamento Ri & Vale fica na mesma freguesia onde “o Jorge Mendes e o Villas Boas têm casa e onde passa muita gente famosa”. “Queremos dar a conhecer a Caniçada e o Gerês, queremos desenvolver a zona”, diz.
Quem desenhou todo o projeto foi o marido, Valter Ribeiro, que tirou quatro meses de férias em 2020 para se dedicar a 100 por cento à construção do espaço. O alojamento, que vai começar a receber hóspedes em abril, tem dois apartamentos independentes: um T1, com um quarto, cozinha e sala de estar com sofá-cama, que tem capacidade para acomodar até quatro hóspedes; e um T2, com dois quartos (um deles suite), sala de estar e cozinha.
No exterior, existe uma piscina partilhada, churrasqueira, área de refeição ao ar livre, um jardim verde com eucaliptos e ficam mesmo em frente da barragem da Caniçada. Envolvido em plena natureza com a serra do Gerês e a barragem, o novo alojamento de Vieira do Minho fica num verdadeiro “cenário de sonho, conforto e tranquilidade”.
Apesar de só abrir no mês de abril, as reservas já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail rivalealojamentos@nullgmail.com ou do Booking. Os preços para o apartamento T1 começam nos 70€ para duas pessoas (época baixa), enquanto para o T2 rondam os 100€ para quatro hóspedes (época baixa).
De seguida, carregue na galeria para conhecer o novo alojamento local em Vieira do Minho.