Bastou um fim de semana em Alqueidão, na freguesia de Olalhas, em Tomar, para Paulo Renato Ferreira ficar completamente rendido. O lisboeta recorda-se de ter sido convidado por uns amigos para jantar naquela zona e o que era suposto ser apenas um convívio social numa sexta-feira, tornou-se numa escapadinha. “Só saí na segunda-feira”, recorda.
Desde então, Paulo sabia que tinha de encontrar uma forma de ter um refúgio na região. O desejo tornou-se possível em 2021, quando teve a oportunidade de comprar um terreno. Em 2023, o empresário, de 51 anos, juntou-se ao amigo e agora sócio António Farias, de 51, para transformar o espaço num alojamento.
O Alma Rio abriu oficialmente em março e quer mostrar o melhor da região aos hóspedes. “Estamos a dois quilómetros do Rio Zêzere, que nos dá uma alma muito grande e daí o nome”, partilha Paulo. “Desde que me juntei a um grande amigo, o Farias, tudo se tornou um bocadinho mais sólido. Estamos numa zona que é um autêntico paraíso.”
O terreno tem cerca de um hectare e alberga uma cúpula, um tipo de alojamento bastante comum nos glampings. O Dome foi comprado há cerca de um ano e meio e os fundadores decidiram prepará-lo por conta própria. “Corremos alguns riscos, porque nem eu, nem o Farias, éramos entendidos em construção”, recorda. “Foi também uma aprendizagem para nós”.
Todo o refúgio está situado no meio da natureza e envolvido por “um silêncio total durante a noite”. É precisamente isso que os fundadores pretendem oferecer aos hóspedes — uma oportunidade para descansar e aproveitar do ambiente. A cúpula é composta por uma cama de casal, uma casa de banho privativa e uma mezzanine, onde podem dormir dois miúdos ou outro casal. Tem também um jacuzzi exclusivo.
Além do Dome, há cinco quartos disponíveis no terreno, também com casa de banho privativa. Existem ainda duas salas comuns: uma onde é servido o pequeno-almoço e outra para os clientes relaxarem. No exterior, todos os hóspedes podem aproveitar da piscina e fazer caminhadas por todo o espaço.
A decoração dos quartos ficou a cargo da companheira de Paulo, Ananda Santos, de 38 anos. “Inspiramo-nos um bocadinho nas nossas viagens e experiências. Gostamos de viajar e ficamos sempre em alojamentos locais também. Portanto, acabámos por trazer um pouco de cada sítio”, explica um dos fundadores. “Tentámos, acima de tudo, dar um toque rústico, mas com algum requinte.”
Quem visita o espaço, pode muitas vezes deparar-se com Bali, o cão de Paulo e Ananda. O casal é apaixonado por animais e é, inclusive, fundador de um serviço de estadia familiar para receber os patudos das famílias que viajam. Por isso, decidiu também tornar o alojamento pet-friendly, sem cobrar uma taxa extra. “O nosso cão faz parte do nosso dia-a-dia e não podia ser de outra forma”, sublinha.
As reservas nos quartos do Alma Rio começam nos 60€ por casal, por noite. Já no Dome, é a partir de 140€. As reservas podem ser feitas online ou através do email (almario.zezere@nullgmail.com).
Carregue na galeria para ver algumas fotografias do novo refúgio tiradas por Patrícia Faustino.