Ricardo Viana é apaixonado pelo mundo da aventura desde sempre. Natural de Viana do Castelo, foi atleta profissional de downhill e chegou a tirar um ano sabático para viajar pelo mundo. Regressou com a ideia de transformar a sua cidade natal num local de referência para o turismo desportivo — e, em 2017, fundou a Portugal Active.
“A empresa é um reflexo do que sou: apaixonado pela natureza, pelo desporto e pela minha terra. Queria partilhar o meu estilo de vida com pessoas de todo o planeta, numa perspetiva sustentável e divertida”, explica o jovem de 30 anos à NiT.
Tudo começou com uma empresa dedicada unicamente à aventura, com um leque de atividades pensadas ao detalhe, sempre com diferentes níveis de dificuldade técnica e tendo como objetivo dar a conhecer Viana do Castelo e a sua envolvência natural. Os passeios de Fat Bike (bicicletas inovadoras com pneus mais largos que permitem pedalar na areia da praia), trilhos de montanha ou passeios a cavalo eram alguns dos exemplos.
O projeto, contudo, foi evoluindo ao longo dos anos, de forma natural. Muitas das pessoas que chegavam para fazer as atividades precisavam também de um local onde pudessem pernoitar. Esta necessidade levou-o a aumentar a oferta turística e começou a oferecer também em alojamento. Em 2018, inaugurou a Portugal Active Mountain Lodge, uma mansão de sonho construída em cima de uma rocha. Mal sabia que seria a primeira de muitas.
“Após abrir o primeiro alojamento, que foi um sucesso, começámos logo a pensar no seguinte. Aos poucos, a empresa fez a mudança para gestão de propriedades de luxo”, explica. Atualmente, a Portugal Active é reconhecida internacionalmente por transformar casas comuns em experiências de hotéis privados e conta com 45 propriedades no norte do País, um número que esperam duplicar no próximo ano.
Uma das mais recentes aquisições foi o Eben Lodge, situado na serena paisagem de Viana do Castelo. Erguida em parceria com a carpintaria Eben, a propriedade “redefine completamente o conceito de arrendar uma casa”. O responsável descreve-a como “uma espécie de hotel, mas privado”.
Ver esta publicação no Instagram
A casa funciona quase como um showroom da empresa especializada no design, que fez “tudo à medida”, desde os móveis às mesas de cabeceira. “A propriedade já existia, mas foi praticamente toda refeita. Os quartos de baixo, por exemplo, não tinham acesso para o exterior. Foram criadas divisões, novas escadas”, sublinha.
As obras duraram cerca de um ano e meio, até que o Eben Lodge ficou finalmente pronto para receber hóspedes, no início de julho. Com vistas deslumbrantes para o oceano, é uma villa onde a “sofisticação moderna encontra o conforto”.
A moradia, com mais de dois mil metros quadrados e capacidade para 10 hóspedes, dispõe de uma espaçosa e acolhedora sala de estar com lareira e bilhar, bem como cinco suites amplas, cada uma com casa de banho privada. A propriedade está também repleta de detalhes que fazem a diferença, como as colunas nos quartos, que permitem ouvir música à vontade ou o facto de ser possível ligar as luzes com tecnologia.
Ainda no interior, destaca-se a piscina aquecida até 28 graus que convida a mergulhos a qualquer época do ano, com amplas janelas com vistas panorâmicas sobre o Atlântico. Se preferir apanhar banhos de sal, basta clicar num botão para abrir as portas de vidro que dão acesso à piscina exterior. É também nesta zona que fica o terraço de madeira, o local perfeito para assistir ao pôr do sol.
A juntar a tudo isto, os hóspedes podem aproveitar uma série de serviços internos, como babysitting, cozinheiros privados, massagistas ou personal trainer, ou atividade como passeios a cavalo na praia. É o “refúgio perfeito para quem procura luxo, privacidade e um toque de natureza”. Afinal, é a propriedade mais luxuosa, até agora, da Portugal Active.
Os preços da estadia nesta moradia com cinco quartos oscilam entre os 500€ e os 1500€ por noite, dependendo da época. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para conhecer melhor esta incrível mansão de luxo em Viana do Castelo.