Turismos Rurais e Hotéis

As novas villas de Cascais são perfeitas para umas férias em família perto do mar

O Sea'Ya Thoughtful Stays tem uma missão importante: descomplicar as férias de quem tem filhos pequenos.
Fica perto da Praia do Guincho.

O SeaYa Thoughtful Stays, uma marca portuguesa de alojamento local, abriu este verão duas novas villas perto da famosa Praia do Guincho, em Cascais, perfeitas para famílias numerosas ou grupos de amigos.

O projeto nasceu em 2019, pelas mãos de Maria Saldanha e António Monteiro, ambos nascidos neste concelho e com uma enorme paixão pelo mar e pelo surf. Desde que foram pais, começaram a encarar as férias com os filhos de outra forma: afinal, porque é que tinham sempre de levar a “casa às costas”?

“Imaginem o que seria chegar com os miúdos e entrar numa casa que tem os brinquedos adequados à idade deles, a banheira colocada no duche, as caminhas dos bebés (berço ou alcofa) preparadas com roupas lavadas com detergente orgânico, cancelas nas escadas, barras nas camas”, descreve a responsável.

Com a missão de criar uma marca de turismo de qualidade para descomplicar as férias das famílias — e também dos amantes de surf — decidiram criar a sua própria marca de alojamento local de charme. O projeto começou com três villas independentes: Villa Abano, Villa Cresmina e Villa Guincho — todas elas com amplos e solarengos terraços e uma decoração onde se destacam os materiais naturais, os tons neutros e a simplicidade dos detalhes.

A grande particularidade destas unidades de alojamento é que são totalmente adaptadas às necessidades dos hóspedes. “Se vier um casal com um bebé, nós adaptamos o espaço. Se for só um casal de namorados, o mesmo alojamento já será completamente diferente”, explica à NiT.

As villas foram pensadas de raiz para serem baby friendly: “na verdade, fomos ainda mais além no nosso conceito quando tomámos decisões de arquitetura a pensar nos mais novos e na tranquilidade dos pais: o chão exterior é antiderrapante, os duches foram pensados para facilitar dar banho aos mais novos, o chão é fácil de limpar e desinfetar, todos os terraços são vedados para que as crianças possam brincar livremente junto dos pais”.

O Sea’Ya Thoughtful Stays coloca ainda à disposição dos hóspedes equipamentos das melhores marcas de puericultura, tais como berços, camas de viagem, cadeiras de refeição, banheiras, carrinhos de passeio, barreira de cama, entre outros aparelhos e produtos essenciais aos bebés. Tudo para que, quem viaje em família, não precise “levar a casa atrás”.

Neste verão, a marca investiu em duas novas villas, que seguem os mesmos princípios que norteiam a marca desde a sua origem: máximo conforto, uma decoração diferenciadora, estreita ligação com a região e a comunidade local, proximidade à Praia do Guincho, produtos sustentáveis e locais e os melhores equipamentos para miúdos e surfistas.

“Em 2022, com a marca a crescer de dia para dia, sentimos a necessidade de acrescentar ao nosso portfólio novas unidades, com tipologias diferentes, para dar resposta à procura que temos e que, muitas vezes, suplanta a oferta”, refere o casal. A Villa Garden e a Villa Areia começaram a receber hóspedes em julho.

“Temos um critério rigoroso na escolha das propriedades. Têm de apresentar determinados parâmetros de arquitetura, com algumas particularidades e estar perto da praia do Guincho. A ideia é diversificar a oferta, portanto, procurámos casas com tipologias que ainda não tínhamos”, explica Maria Saldanha.

Quando inauguraram o negócio, tinham um T1 e dois T2. Agora, decidiram apostar em unidades de alojamento maiores, para acolherem famílias mais numerosas ou grupos de amigos. A Villa Garden, por exemplo, é um T4 e pode acomodar até oito hóspedes. Tem três casas de banho, uma cozinha totalmente equipada e um jardim com piscina aquecida.

Já a Villa Areia é um T3, tem capacidade máxima para seis pessoas, duas casas de banho, dois terraços e piscina. Ambas ficam relativamente perto da Praia do Guincho e têm restaurantes e mercearias nas proximidades. Os preços por noite começam nos 100€ e as reservas podem ser feitas online.

Quem pratica desportos de mar tem ainda à sua disposição suportes para pranchas, duches de água quente no exterior, mangueira de pressão para lavagem de material e possibilidade de alugar equipamento. 

Além de tudo isto, este é um alojamento sustentável: “somos uma família com forte ligação ao mar, pelo que nos preocupamos com o impacto da nossa atividade no mesmo. Evitamos o uso de plástico, temos detergentes ecológicos da marca portuguesa EcoX (biodegradáveis, comprados a granel e produzidos essencialmente a partir de matérias-primas de origem vegetal), temos amenities em formato de recarga para permitir a compra ao litro e a redução do consumo de plástico, incentivamos a reciclagem e temos atividades específicas de recolha de lixo nas praias, em família ou em grupo”, acrescentam os responsáveis. Em 2023, a marca prevê inaugurar mais duas unidades na mesma região e o objetivo é continuar a crescer.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer as villas do Sea’Ya Thoughtful Stays em Cascais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT