Turismos Rurais e Hotéis

Novo alojamento do Algarve tem um percurso com vista panorâmica para a ria Formosa

O Ria Endless South abriu no coração de Cabanas de Tavira e tem acesso direto a uma praia (quase) privada).
Tem uma praia quase privada.

“Invente-se e, em seguida, reinvente-se; não se deixe ficar no mesmo pântano. Reinvente-se e mantenha-se distante das garras da mediocridade.” Esta citação do poema “No Leaders Please”, de Charles Bukowski, serviu de inspiração para o Ria Endless South, o novo alojamento local que acaba de abrir no coração de Cabanas de Tavira, no Algarve. 

“O projeto foi realmente concebido com a ideia de reinvenção. A proposta é que todos os hóspedes se sintam reinventados”, começa por contar à NiT a jurista Gabriela Costa Tavares, de 55 anos, uma das responsáveis por dar uma nova vida à Quinta da Barroca.

A proposta de reabilitar a propriedade familiar, que pertence à família há várias gerações, surgiu após a morte do sogro. Alberto Tavares da Costa foi juiz do Tribunal Constitucional entre 1989 e 2003 e era frequentemente referido como “senhor conselheiro”. O terreno de 17 hectares localizado junto à Ria Formosa ficou a cargo da nora.

“Entregou-me a pasta alguns meses antes de falecer e disse-me para cuidar dela com extremo zelo”, revela. Gabriela recorda com clareza a primeira vez que visitou a quinta, há mais de 30 anos: “Apaixonei-me instantaneamente pelo sítio; lembrava-me um barco. Senti quase um chamamento, e acredito que foi esse o motivo pelo qual o meu sogro decidiu confiar-me a pasta.”

Apesar de não ter experiência na área do turismo, sabia o potencial daquele espaço, que desde sempre se dedicou à exploração agrícola. “A Barroca, contendo espécies de flora e fauna singulares, é um espaço de ecossistemas únicos na Ria Formosa, onde se encontra ancorado este barco, à espera de levitar depois de receber os seus visitantes”, diz.

A propriedade estava já um pouco degradada, mas a vontade de Gabriela de “criar algo diferente”, dar uma “dignidade ao Algarve que se vai perdendo” e “oferecer às pessoas o privilégio de saber o que é a Formosa” era maior que todos os contratempos. “Desde sempre que teve esta ligação à agricultura, mas foi-se perdendo. As pessoas mudaram-se para Lisboa e ficou apenas como uma casa de férias, com os caseiros a tomar conta, mas foi-se degradando”, explica.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ria Endless South | AL (@riaendlesssouth)

Há cerca de quatro anos arranjou arquitetos para a requalificação do espaço, cujas obras terminaram no final do ano passado. Agora, o Ria Endless South está pronto para receber hóspedes. Cada detalhe, desde a decoração moderna e acolhedora até às comodidades de alta qualidade, foi pensado para criar um “ambiente de tranquilidade e sossego”.

A decoração foi toda pensada para ser confortável. Na parte da iluminação apostaram em antigos candeeiros da família, enquanto no chão destaca-se a terracota, para “as pessoas poderem andar descalçar à vontade e sentir que estão a andar na terra”.

Situada a poucos minutos das mais belas praias da região e do vibrante centro histórico, o alojamento, com três mil metros quadrados, é composto por quatro quartos, três casas de banho, uma sala de leitura, sala de estar com jogos de tabuleiro e cozinha. Todo o rés de chão da casa foi projetado para receber pessoas com mobilidade reduzida. “O meu sogro ficou confinado a uma cadeira de rodas e não podia ir a determinadas zonas por não ter acesso. Foi a pensar nele que criei este espaço”, diz.

Já no exterior, é “a natureza que impera”. À noite, a Quinta da Barroca torna-se um “verdadeiro planetário a céu aberto”. Outro destaque são os três hectares e meio onde os hóspedes podem andar à vontade — e onde foi criado um percurso pedonal com paisagem panorâmica sobre a Ria Formosa.

O trilho é de ida e volta e estão assinalados seis pontos de passagem, ligados por um trajeto com sinalética no terreno. Ao chegar ao destino, encontrará uma pequena praia com areia branca que, apesar de não ser privada, é como se fosse: o acesso direto até lá faz-se apenas pela propriedade. É “uma autêntica piscina natural”. O percurso tem iluminação à noite, pelo que os hóspedes podem percorrê-lo mesmo depois do sol se pôr.

Com 17 hectares, o terreno tinha velhas amendoeiras que já não davam amêndoas. Então, ao fazer limpeza aos terrenos, pensou avançar com a plantação do abacate, algo “mais amigo do ambiente e que não leva tantos químicos”. 

O alojamento está também “aberto aos artistas”. Apesar de não estar incluído na estadia, a propriedade dispõe de um espaço que pode funcionar como residência artística.

Com capacidade para nove hóspedes, os preços da estadia do novo alojamento do Algarve começam nos 1.000€ por noite. As reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo alojamento de Tavira. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Sítio da Fortaleza

    8800-591  Cabanas de Tavira
ESTILO
alojamento local
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
familiar

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT