Se é para fazer algo novo, então que seja em grande. Este é o mote do Grupo Independente, empresa formada pelos irmãos d’Eça Leal, que recentemente inaugurou mais um hotel em Lisboa — mas não se trata de um projeto qualquer. Chama-se Independente Bica, mas o grande protagonista do espaço não é o café. É o Mateus Rosé.
Após a abertura, em 2018, o The House of Sandeman, o primeiro hostel de marca no mundo, que surgiu em colaboração com a Sandeman, uma das mais famosas insígnias de vinho do Porto em Portugal, o quarteto de empreendedores decidiu continuar a apostar em espaços semelhantes. “Tentámos perceber qual seria o caminho para uma marca vitivinícola crescer no contexto da hotelaria, como as duas vertentes se poderiam juntar”, explica à NiT Duarte D’Eça Leal, um dos irmãos fundadores da empresa.
Entre várias conversas, umas mais formais do que outras, surgir a possibilidade de voltarem a inovar. “E se criássemos um hotel dentro de outro?” pensaram, na altura — e concluíram que, de facto, poderiam criar algo do género. O projeto do Independente Bica já estava avançado quando decidiram fazer uma parceria com o Mateus Rosé.
“Era a marca certa para nós, por ser algo tão irreverente, tal como o que pretendíamos fazer”, confessa. Assim, o novo empreendimento do Independente, que abriu junto ao icónico Elevador da Bica, junta dois hotéis num só edifício, um conceito completamente inovador no País e no mundo.
Inaugurado no dia 15 de setembro, sexta-feira, o Mateus Rosé Hotel & Penthouse funciona de forma totalmente autónoma e encontra-se nos dois últimos andares da unidade hoteleira. O terceiro piso é composto por 13 quartos, mas o grande destaque fica no topo do edifício: trata-se da penthouse com dois quartos, uma cozinha, uma zona de jantar e de estar e até mesmo um projetor que transmite filmes ou jogos. Tentaram criar ali “um verdadeiro apartamento”, mas é muito mais do que um sítio só para dormir.
“É um espaço disfarçado, que acaba por ter três máscaras. Além da parte do alojamento, podemos receber eventos de todo o tipo, de natureza artística, ou reservar a penthouse para jantares privados até 14 pessoas”, destaca Duarte, que descreve o conceito como “um estúdio criativo de arte e gastronomia”. A partir de 26 de setembro, a Matheus Penthouse vai apresentar, todas as terças-feiras, às 18 horas, o “The Stage is Always Set”, uma iniciativa que pretende servir como plataforma “ao serviço da cena cultural em Portugal,” com concertos intimistas, leituras de poesia, performances artísticas, stand-up comedy e experiências de bem-estar.
Apesar de estar inserido no edifício do Independente Bica, a diferença entre os conceitos é visível logo à chegada. Na receção, partilhada por ambos, encontrará um membro do staff com o fardamento distinto a marca, e que dará apoio a toda a estadia.
Ao sair do elevador, os hóspedes percebem logo que estão num espaço diferente, com as paredes pintadas em tons de rosa, típicos dos vinhos Mateus Rosé. Quanto aos quartos, todos têm decorações únicas com referências ao passado da marca e à forma como se tornou tão icónica. “Tivemos acesso ao espólio da insígnia e foram colocados vários quadros, associados a campanhas publicitárias, fotografias e artigos de jornal que compõem os 80 anos da história do Mateus Rosé”, sublinha.
A decoração inclui também obras de artistas do Manicómio, espaço criativo que usa a arte para acabar com o estigma associado à doença mental. O Mateus Hotel inclui ainda um “minibar inusitado” na escadaria, que serve cocktails clássicos e de assinatura preparados, claro, com o famoso vinho.
Os hóspedes podem ainda almoçar e jantar no restaurante Bica-San, que oferece petiscos portugueses com um toque japonês. Todo o conceito conta a história da viagem imaginária de um português. Chegado ao Japão, mistura-se com os locais e começa, lentamente, a adaptar os seus pratos favoritos, com elementos e ingredientes asiáticos. “É uma ode à interculturalidade e presta homenagem à ligação entre Portugal e Ásia”
Se gostava de ficar hospedado num dos quartos inspirados na marca de vinhos, as reservas já estão disponíveis online. Os preços começam nos 140€ (quarto twin superior) e podem chegar aos 1.220€ (penthouse).
O Independente Bica nasceu num edifício com 300 anos, construído sobre a matriz pombalina, que já albergou uma pensão, uma escola de cabeleireiros e até mesmo uma filial de um banco. O imóvel foi alvo de uma reabilitação profunda e, agora, está praticamente irreconhecível. “Fomos muito meticulosos na recuperação do prédio e que isso reflete-se na qualidade do empreendimento. Todo o edifício está diferente”, assegura Duarte.
A seguir, carregue na galeria para ver mais imagens deste “hotel dentro de outro”.