Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Turismos Rurais e Hotéis

Novo hotel de Porto Santo vai ter tratamentos com as areias milagrosas da ilha (e não só)

A NiT foi conhecer, em primeira mão, a unidade hoteleira de luxo que vai ter uma clínica com várias terapias ligadas ao mar.

Enterrar-se na areia e esperar, pelo menos, 30 minutos antes de sair. É uma das atividades mais comuns no Porto Santo, na Madeira. São poucos os estudos que revelam a forma como a areia daquela zona, conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, atua no nosso organismo. Mas uma coisa é certa: os resultados são notórios e vem aí uma nova unidade hoteleira que promete explorar a prática.

O Legacy Ithos foi inaugurado no passado sábado, 11 de outubro, mas só vai começar a receber hóspedes em meados de maio de 2026. A NiT teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, a unidade hoteleira, que promete revolucionar o turismo na ilha com especial enfoque na talassoterapia, que utiliza elementos do mar para realizar tratamentos.

“O meu avô, quando conheceu o Porto Santo, tinha a visão, mas não conseguiu consolidar aquele que era o propósito dele”, começa por contar Gonçalo Teixeira, de 32 anos, membro da administração do Grupo Vila Baleira e da FERPINTA. Há mais de 20 anos, o empresário e o Comendador Fernando Pinho Teixeira, hoje com 88 anos, conheceu o Porto Santo e apaixonou-se não só pela beleza da ilha, mas também pelas propriedades terapêuticas da sua areia.

Na altura, sofria de dores nas costas e “mal conseguia andar.” Bastou enterrar-se durante algumas horas para sentir o alívio quase instantâneo. “Depois de duas horas na areia, já conseguia andar”, partilha Gonçalo. “Ele tentou perceber o porquê e por isso apaixonou-se pela ilha e logo comprou um hotel.”

Ao contrário da areia da ilha da Madeira, formada a partir de rochas vulcânicas, a areia amarela do Porto Santo formou-se através da desagregação de conchas, corais e restos de organismos marinhos — isto aconteceu quando o nível do mar desceu, deixando estes organismos expostos aos ventos fortes que acabaram por os transformar em pó.

Por esta razão, a areia é composta por cálcio, magnésio e estronco, além da água que a rodeia conter iode. Todas estas propriedades são absorvidas pela nossa pele, o que ajuda no tratamento de dores musculares, doenças reumáticas e ortopédicas.

Foi a partir destas propriedades que a família Teixeira, que já conta com quatro empreendimentos no Porto Santo e um no Funchal, decidiu apostar num conceito diferente daquilo a que estava habituada: o Legacy Ithos, que funcionará de forma autónoma.

A piscina de areia está a ser finalizada.

Da clínica de bem-estar à experiência gastronómica 

O novo boutique hotel contará apenas com 28 quartos e suites, todos com varandas espaçosas. Embora as tipologias ainda estejam a ser discutidas, Gonçalo explica à NiT que deverão ser cerca de cinco — entre suites e quartos com vistas para o mar.

O nome da unidade não foi escolhido por acaso — Legacy vem de legado, em inglês, e é uma homenagem à história de Comendador e proprietário da empresa, Fernando Pinho Teixeira. Já Ithos, significa carácter em grego (mas escrito com i em vez de e). “É o equilíbrio entre o legado e o carácter”, explica Gonçalo. “É uma combinação mais fresca e de maior bem-estar. O símbolo do hotel é também uma homenagem ao meu avô, mais precisamente aos dois louvores que recebeu.”

Um dos pontos altos da nova unidade, que contou, até ao momento, com um investimento de 13 milhões de euros (que deverá ser ultrapassado, segundo Gonçalo), será a ORA — Thalasso Spa Clinic. A clínica especializada em talassoterapia pretende disponibilizar aos hóspedes programas exclusivos de regeneração física e mental, recorrendo às propriedades de elementos como as águas mineralizadas, as areias e as argilas vulcânicas do Porto Santo.

A direção clínica e técnica do projeto estará representada pelos especialistas Elias Gonçalves e Ana Laranjo, que estão também a participar num novo estudo de investigação em parceria com o SESARAM, a Universidade da Madeira e o centro de saúde local

“Desde o momento da primeira reserva, o cliente vai ter uma consulta com o nosso corpo clínico para perceber quais são as suas necessidades para construir a jornada em vários tipos de segmentos — alimentação, desporto, personal trainer, psicologia, diagnóstico, entre outros”, explica Gonçalo.

Toda a decoração do hotel é moderna, com linhas contemporâneas e cores que remetem à ilha. À entrada da unidade e também na sala de descanso da clínica de bem-estar há duas esculturas feitas exclusivamente para o Legacy Ithos pelo artista Paulo Neves.

No exterior, estão a ser finalizadas as duas piscinas do hotel: uma normal e outra de areia. Esta segunda só poderá ser utilizada por quatro hóspedes de cada vez, que poderão deitar-se ou enterrar-se durante alguns minutos para sentirem os benefícios do tratamento.

O Legacy Ithos contará ainda com o restaurante Matëria, que será construído nos próximos meses. Será todo em madeira e terá vista panorâmica para a praia. Será privilegiada a gastronomia local, com ingredientes frescos e o objetivo é oferecer uma experiência de fine dining.

Além da nova marca Legacy Ithos, o grupo Vila Baleira, que celebrou 25 anos em setembro, conta com três unidades no Porto Santo: o Vila Baleira Porto Santo, o Vila Baleira Suites e o Vila Baleira Village, que têm como diretor-geral Bruno Martins.

O novo hotel está a nascer nas antigas instalações de spa do Vila Baleira Porto Santo (inaugurado nos anos 2000) e, por esta razão, está localizado entre a primeira unidade do grupo e o Vila Baleira Suites. As obras começaram em 2023 e deverão terminar já este ano.

Os preços dos tratamentos e das diárias também ainda estão a ser finalizados, mas as estadias deverão começar nos 360€.

Carregue na galeria para ver algumas fotografias do hotel.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Cabeco da Ponta, Porto Santo
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
mais de 250€
AMBIENTE
praia

ARTIGOS RECOMENDADOS