No lugar onde em tempos funcionou o antigo Hotel de Penacova, encerrado há cerca de 20 anos e em avançado estado de degradação, vai nascer o novo projeto hoteleiro do grupo português Vila Galé. Com abertura prevista para 2026, o novo Vila Galé Collection Penacova vai oferecer uma experiência que conjuga “história, conforto e paisagem”.
No centro do projeto está o antigo Preventório, desocupado há várias décadas, que será reabilitado e integrado com a área ocupada pelo edifício adjacente do antigo hospital, entretanto demolido. O objetivo do grupo é preservar o máximo possível do património, pelo que a fachada art déco será “cuidadosamente recuperada”. A Capela de Nossa Senhoria da Guia, que foi destruída, também será reconstruída.
Com vista panorâmica para o rio Mondego, o projeto terá como temática a história do humor e prestará homenagem aos criativos desta arte. O tema será desenvolvido em parceria com o humorista Fernando Alvim, o autor da ideia, e o escritor Nuno Artur Silva.
O hotel contará com 84 quartos, dois restaurantes, um bar, piscinas interiores e exteriores, salas de reuniões e até uma biblioteca dedicada ao humor. “O próprio Fernando Alvim estará envolvido na decoração, garantindo que o espaço reflita a irreverência e criatividade do humor”, adianta o grupo.
Para Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, o projeto será uma mais-valia para a economia e identidade do local. “Queremos que este hotel seja um polo dinamizador para Penacova. Além de atrair visitantes, vai criar empregos e valorizar um dos locais mais bonitas do País, com uma vista magnífica de 360 graus sobre o rio Mondego”, disse o responsável durante a apresentação do projeto na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
As obras já arrancaram, com a demolição de estruturas sem valor arquitetónico e a limpeza do espaço. A construção deverá arrancar até ao final do primeiro semestre, prevendo-se a abertura para o próximo ano.