A ilha de Santorini, com as suas ruas estreitas e casas pintadas de branco, amontoadas no topo de uma falésia com vista para o mar, é um dos postais turísticos da Grécia. É considerado por muitos um destino de sonho. O que talvez não saiba é que pode ter uma experiência semelhante no Algarve — e não falamos de Burgau, a pequena localidade em Vila do Bispo que conhecida como a Santorini portuguesa.
É bem no coração de Olhão que fica a Casa dos Mercados, o novo alojamento local na cidade algarvia fundado por quatro mulheres olhanenses. “É um projeto familiar — meu, da minha mãe e das minhas duas irmãs. Tínhamos um espaço praticamente em ruínas numa localização muito boa, mesmo à frente dos mercados, e queríamos transformá-lo num sítio que marcasse pela diferença aqui nesta zona”, começa por contar à NiT a irmã mais nova, Joana Guerreiro, de 27 anos.
Juntamente com a mãe, Ana Marques, e as irmãs Rita e Margarida Guerreiro, começaram a delinear o projeto em 2019 inspiradas nas viagens que faziam pelo mundo. “Fazíamos sempre uma viagem por ano e deram-nos muita inspiração, principalmente quando viemos de Santorini”, explica a jovem.
O espaço, que pertence à família já há uns anos, não estava totalmente em ruínas: na parte de baixo, por exemplo, funcionava um restaurante que estava a ser alugado a outra pessoa e que, entretanto, fechou portas. Já o primeiro e segundo piso da nova Casa dos Mercados praticamente não existiam e as quatro mulheres apenas aproveitaram as paredes. Tudo o resto foi construído de raiz.
Tal como as casas em Santorini, o alojamento destaca-se pelas tonalidades claras e pelo ambiente minimalista. “Fomos nós que fizemos toda a decoração sozinhas. É uma casa em tons nude, as paredes têm tons neutros e a casa é focada na beleza da simplicidade e dos pequenos detalhes”, revela.
Os detalhes transmitem o espírito de uma casa simples e elegante, perfeitamente encaixada numa zona típica da cidade de Olhão. O alojamento abriu portas no final de 2022 e disponibiliza seis suites independentes com casa de banho privativa, distribuídas por dois pisos.
Todas as acomodações têm acesso aos terraços com vista privilegiada para a ria Formosa e estão equipadas com um mini-frigorífico, máquina de café, chaleira, produtos de higiene, secador de cabelo, toalhas de banho e piscina. Caso não lhe apeteça ir até às praias de Olhão, pode sempre mergulhar sem sair do alojamento. Isto porque a Casa dos Mercados dispõe de duas piscinas, uma delas aquecida e uma outra mais pequena no último andar.
“A localização é a principal mais valia da casa, porque está situada na via principal de Olhão, se apanham os barcos, além de estar perto dos mercados, que são os pontos mais visitados da região”, sublinha. A centralidade e o um ambiente acolhedor e familiar, ajudaram a criar um espaço onde o principal objetivo é permitir que os hóspedes se sintam em casa. “É um alojamento sofisticado, mas especial.”
Quanto à estadia, a casa tanto pode ser alugada na totalidade ou por suites. Os preços começam nos 120€ por noite e vão até 250€ na época de verão.
De seguida, carregue na galeria para ficar conhecer melhor a Casa dos Mercados.