Turismos Rurais e Hotéis

O autocarro retro para dormir em Leiria já é uma estrela internacional

O original alojamento criado por um jovem foi notícia na Condé Nast espanhola, enquanto os portugueses o continuam a procurar.
É lindo.

Quando Ricardo Marcelino decidiu, em 2019, transformar um autocarro retro num alojamento local em Leiria nunca pensou chegar a este dia: dois anos depois, praticamente todos passados em pandemia, com um “perfect score” no Airbnb (avaliações de 5 estrelas) e notícias a começar a chegar aos mais reputados meios internacionais, incluindo a “Condé Nast Traveller” espanhola.

A NiT falou-lhe em 2020 deste incrível autocarro: de dois andares, dos anos 60, o mais retro que consiga imaginar — mas convertido numa verdadeira casa com requinte, conforto e atenção ao detalhe.

O autocarro fica no Arrabal, em Leiria. Está inserido numa zona rural, no meio da natureza, perto da estrada do Vale Maior e com todos os serviços, de bombas de gasolina a supermercados, a poucos minutos.

Cinco estrelas nas primeiras 44 avaliações foi o incrível registo perfeito do primeiro ano do alojamento na região de Leiria. O mesmo que chamou a atenção da própria plataforma, e depois dos media. 

From the moment you step aboard Retro Camping Bus, you'll forget all about life's hustle and bustle back home….

Posted by Host Unusual on Saturday, September 11, 2021

E o mesmo registo que motivou o contacto da Condé Nast ao português e um artigo publicado esta semana. “Foi uma surpresa. Recebi um e-mail por parte do Airbnb Hosts Plus a dar os parabéns por temos concluído 40 reservas nos últimos 365 dias mantendo uma classificação perfeita. Perguntaram se teríamos interesse de falar com uma jornalista de um meio espanhol para saber mais um pouco sobre o Camping Bus”, conta Ricardo à NiT.

Pelos mesmos motivos, o alojamento já tinha figurado, em maio de 2021, na lista dos melhores Airbnbs de Portugal; e sido ainda destacado na mega plataforma internacional “Host Unusual”, além de vários meios em Portugal.

Mas o que tem de tão especial? É “uma experiência memorável” o que encontra neste autocarro de dois andares transformado numa casa, explica o anfitrião na sua listagem. Um espaço único, acolhedor, totalmente equipado e inserido no meio da natureza, inaugurado no verão de 2019 e já com um enorme hype.

Disponíveis estão um quarto com uma cama, uma casa de banho, uma cozinha equipada, espaço para estar e para comer. Uma sala com sofá cama aumenta a capacidade para até quatro pessoas.

Em 2020 foi aberta uma piscina ao lado, só para os hóspedes. Já este ano, foi arranjado ainda o exterior de forma a destacar a piscina, adianta-nos agora o português.

O pequeno-almoço inclui pão quente e há ainda mimos que tornam tudo aqui inesquecível. Detalhes como uma lata com biscoitos de coco feitos pela família e uma cestinha com as necessidades básicas, como sabonetes caseiros ou pão quente de madrugada fazem toda a diferença. Os proprietários, a família de Ricardo, convidam ainda os hóspedes a explorar o terreno com total liberdade para levar tudo o que precisam: vegetais da horta, figos, uvas e até ovos frescos das galinhas.

Tudo isto começou quando Ricardo Marcelino e os seus pais, irmãs e cunhado decidiram comprar um autocarro inglês AEC de 1957 e transformá-lo num alojamento de sonho. Foi primeiro visto em Condeixa e transferido de grua para a vila de Arrabal, no centro de Portugal, onde foi totalmente reabilitado durante um ano e meio (o vídeo mostra o processo).

“Foram muitas horas de trabalho e dedicação, de fins de semana sem descanso e de conciliar a jornada de trabalho com o novo projeto, mas finalmente juntos e de forma autodidata conseguiram”, ressalta o artigo da publicação espanhola. “Fizemos de tudo, soldadores, ferreiros, carpinteiros, pintores, decoradores, jardineiros”, confessa Ricardo Marcelino.

Na página de Facebook do alojamento e na sua listagem, esta é descrita como uma das melhores experiências que alguns visitantes já tiveram na vida. A coisa corre de pessoa em pessoa e o último ano foi inacreditável até para os donos. “Este ano foi o melhor desde que iniciamos o projeto em 2019. As reservas têm sido uma constante tendo mesmo algumas já para 2022”, adianta-nos Ricardo. 

As noites em outubro começam nos 115€, mais taxa de reserva e limpeza. Há uma estadia mínima de duas noites, o que quer dizer que consegue, já com taxas, viver esta experiência por 311€ (duas noites).

De seguida, carregue na galeria para espreitar este autocarro retro e incrível, onde pode passar uns dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT