Quando era miúdo, Abel passava horas a olhar para as fotografias dos pais. Em muitas delas apareciam chalets de madeira, tiradas nas viagens que fizeram pela Europa. Durante muito tempo que ambicionou viver numa casa daquele estilo. Acabou por realizar o sonho há cerca de 15 anos e habitou numa enorme cabana até 2022. O ano passado chegou à conclusão que estava na hora de mudar de casa e hoje vive numa “mais moderna”.
O chalet, porém, não ficou esquecido e foi transformado num alojamento que todos vão querer conhecer. A sete quilómetros de Braga e a cerca de 30 do Gerês, o Prado do Xisto é uma espécie de “oásis de montanha”, com tudo aquilo que precisa para umas boas férias em família num ambiente descontraído (mas com o reboliço da cidade sempre por perto).
A responsável pelo espaço que começou a receber hóspedes em março é Mónica Guimarães, que já tinha outro projeto do género na cidade minhota. No entanto, não se formou na área do turismo, mas sim em terapia ocupacional, “que não tem nada a ver”. O primeiro alojamento que abriu foi um sucesso e motivou um reajuste na carreira. “Há cerca de um ano comecei a dedicar-me inteiramente a isto, porque percebi que era algo que exigia mais tempo da minha parte”, conta à NiT.
O Prado do Xisto trata-se de uma casa unifamiliar, e quem aluga a propriedade não terá de a partilhar com ninguém. Quanto às comodidades, conta com três quartos, uma suite com varanda, cozinha completa, sala e duas casas de banho. Para ir ao encontro da atmosfera que ali se sente, optou por uma decoração “mais campestre”, visto que “um estilo moderno não faria sentido.” “É isto que dá charme ao alojamento”, garante.
No exterior encontra “uma área de jardim muito extensa com churrasqueira”, descreve. Já a piscina foi uma das novidades introduzidas pela empresária de 29 anos, bem como diversas possibilidades de entretenimento. “Pus raquetes de badminton e tapetes de ioga para quem gosta destes desportos.” A propriedade tem quatro mil metros quadrados, enquanto a própria casa tem 150.
Também não faltam propostas à volta do alojamento. Os apaixonados pelo ar livre e exercício físico podem sempre passear pelos trilhos na envolvente: num deles encontrará uma calçada romana secular. Se prefere a agitação da cidade, em Braga terá um pouco tudo: cinemas, restaurantes, lojas e centros comerciais. Claro que ir ao Gerês também é uma boa opção, especialmente quando estiver calor.
No total, o Prado do Xisto consegue receber seis hóspedes — até agora, maior parte deles têm sido portugueses. Os preços para junho começam nos 150€ por noite. As reservas são feitas para toda a casa e podem ser feitas online.
Carregue na galeria e conheça o novo chalet de madeira perto de Braga.