Turismos Rurais e Hotéis

O curioso alojamento turístico desenhado por Souto Moura que parece que está a cair

A Slope Design Villa é mais conhecida como Casa Inclinada. Foi construída há mais de 20 anos, mas só recentemente se abriu a visitantes.
É uma casa peculiar.

Situada entre as encostas das serras de Arga e do Oural, Ponte de Lima é uma terra cheia de história, de arte e beleza natural, de rusticidade e património. É uma das vilas mais antigas do País, com um vasto acervo arquitetónico, patrimonial e arqueológico, mas nem por isso deixa de acompanhar os tempos modernos. Prova disso são as duas moradias projetadas pelo conceituado arquiteto Eduardo Souto Moura que fazem parte da paisagem desde 2003 e que chamam à atenção pelas suas peculiaridades.

Há mais de duas décadas, dois membros da mesma família adquiriram dois terrenos contíguos num terreno com declive acentuado e vistas incríveis, com o objetivo de construir ali duas casas de férias. Ambas as habitações, de dimensões semelhantes, foram erguidas exatamente com os mesmos materiais: estrutura em betão, paredes com acabamentos em estuque e pintadas de branco. Há, contudo, uma grande diferença entre as casas que nasceram no meio da encosta. 

Como volumes paralelepípedos, os dois edifícios são semelhantes, mas são diametralmente opostos. Uma das moradias, conhecida como Casa Horizontal, foi projetada ao longo da encosta, destacando-se em relevo, como se estivesse a pairar sobre a colina. A outra, chamada Casa Inclinada, destaca-se por deslizar suavemente pela colina íngreme, quase como se estivesse a cair.

A particularidade destas duas residências, que valeram ao arquiteto português o FAD ‒ Prémio de Arquitetura da Catalunha, em 2004, fez com que fossem discutidas em várias aulas de arquitetura. Bruno Gonçalves, de 51 anos, foi um dos alunos que se entusiasmou com os projetos.

“Lembro-me perfeitamente de ter uma cadeira na faculdade em que estudávamos casas de habitação unifamiliares. Esta era sem dúvida uma casa diferenciadora. Como nasci em Ponte de Lima chamou-me ainda mais a atenção”, conta à NiT o arquiteto. Já tinha tentado, por mais do que uma vez, tentar ver a casa ao vivo, mas “por ser muito privada” só conseguia espreitar o exterior. Ainda assim, anos após ter concluído os estudos, nunca se esqueceu destas habitações peculiares.

Quando encontrou uma delas — a inclinada — à venda, em 2020, não pensou duas vezes. “Senti que era uma oportunidade incrível. Custou cerca de 400 mil euros, mas o objetivo não era viver lá. Quando a comprei já tinha ideia de colocá-la como alojamento”, recorda.

Assim, em março de 2020, sem grandes alterações feitas — até porque estava tudo em boas condições —, Bruno abriu a casa ao público pela primeira vez e batizou-a de Slope Design Villa. “Só fiz mais alterações no jardim, que já estava um pouco abandonado. Meti algumas lâmpadas e umas camas mais modernas”, diz.

Situada a cerca de dois quilómetros do centro histórico de Ponte de Lima, é um lugar com “sensações serenas por dentro” e uma “paisagem infinita por fora”. É, também, “um hino ao estilo de vida rural”, da forma mais minimalista e luxuosa possível. 

“A casa é muito diferenciadora de tudo, até mesmo dos projetos de Souto Mouro. A inclinação que tem é algo incrível, mas no interior é um alojamento completamente normal”, destaca. Com dois pisos, a Slope Design Villa, com cerca de 200 metros quadrados, dispõe de uma cozinha totalmente equipada logo à entrada. Depois, quando se desce para o piso debaixo, encontram-se três quartos e uma suite, duas casas de banho e sala de estar. Pode acomodar no máximo 10 hóspedes.

O branco das paredes e dos pavimentos cria uma harmonia visual tranquila, acentuada no verde da envolvente, com o campo de golfe e as montanhas da serra d’Arga como pano de fundo. No exterior, existe ainda amplo jardim que circunda a propriedade, também com recortes e plantas inclinadas em contraponto à própria casa.

Os hóspedes têm à disposição uma zona de refeições exterior, rodeada por árvores, e uma incrível piscina com vista para esta “paisagem mágica”. Quanto aos preços da estadia, rondam os 600€ por noite e as reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para conhecer melhor este alojamento em Ponta de Lima que parece estar a cair. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua das Mimosas 4990
    4990-620 Ponte de Lima
ESTILO
alojamento local
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
serra

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT