Turismos Rurais e Hotéis

O empresário alemão que se apaixonou pelo Alentejo e criou um “retiro vínico idílico”

O The Wine Hotel da Quinta do Paral, na Vidigueira, abriu em regime soft opening. Promete uma experiência de luxo distinta.
Abriu em junho.

Com o sonho de partilhar a região do Alentejo com o mundo, o empresário Dieter Morzseck, neto do fundador da marca de malas de luxo Rimowa, adquiriu 85 hectares de terra na Vidigueira, em Beja, para fazer nascer a Quinta do Paral. O vinho sempre foi uma das paixões do alemão, que ambicionava construir ali um negócio de família onde pudesse juntar as vinhas ao enoturismo de luxo. O sonho tornou-se real esta segunda-feira, 17 de junho, com a abertura em soft opening do The Wine Hotel.

A empresa que tem hoje uma coleção de vinhos de renome foi fundada em 2017, mas a propriedade onde tudo acontece não é tão recente como parece. Em tempos, esta zona da Vidigueira, cujos primeiros registos datam de 1703, foi lugar de veraneio de famílias nobres portuguesas.

“Por estar no centro de um triângulo, entre a Vila de Frades, Cuba e Vidigueira, começou a ser muito procurada por famílias abastadas, que durante o verão se recolhiam para as casas senhoriais que existiam ali”, começa por contar à NiT Sofia Moreira, diretora-geral do hotel. 

Os Viscondes de Esperança, que detinham algumas propriedades em Cuba, e a dona Maria Teresa Lencastre de Melo, a terceira Condessa de Santar, foram alguns dos proprietários da casa senhorial que hoje renasceu como o The Wine Hotel, descrito como “um retiro vínico idílico”.

Quando Dieter Morzseck adquiriu os 85 hectares de terreno que já tinha planos de construir ali um enoturismo de luxo. “Sempre teve a ideia da unidade hoteleira, mas dedicou-se primeiro ao projeto vinícola”, explica a responsável.

Com os vinhos já no caminho certo, as obras do hotel arrancaram há cerca de dois anos. A peça central foi a imponente casa senhorial do século XIX, que passou por uma enorme reabilitação. “Tivemos uma preocupação em respeitar a herança histórica da propriedade. Tentámos arranjar ideias criativas para transformar as unidades de alojamento, mantendo a traça e incorporando um design mais contemporâneo. Duas juniores suites, por exemplo, têm arcadas romanas”, exemplifica a diretora-geral.

Afinal, diz, é na “simplicidade e nos detalhes que se sente o verdadeiro luxo”. À reabilitação da casa senhorial, onde se concentra a maioria das unidades de alojamento, juntou-se uma nova ala, construída de raiz, no lugar onde antes estavam os armazéns rurais. É nesta área que se encontram as três suites mais exclusivas e privadas da propriedade.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Quinta do Paral (@quintadoparal_portugal)

O projeto de arquitetura e design de interiores é assinado pelo gabinete Saraiva & Associados, que fez destacar alguns dos elementos identificativos da arquitetura alentejano, como as arcadas revestidas a tijolo de burro, os muros de cal, os ladrilhos de terracota ou as tradicionais celósias geométricas. Ao mesmo tempo, permitiu uma “sinfonia harmoniosa entre o contemporâneo e a cultura e tradição locais”.

“A palete de cores é neutra e orgânica, com tons de bege e muito ligada ao solo e à terracota. O calcário e o xisto remetem muito para as cores do Alentejo e o hotel é todo muito nessa linha. É um quiet luxury, como se costuma dizer, onde o luxo está nos detalhes e na qualidade dos materiais”, destaca Sofia. Para contrastar com as cores neutras, há uma série de pinturas exclusivas de David Reis Pinto espalhadas pelas áreas comuns e pelos quartos.

O boutique Wine Hotel da Quinta do Paral, que está sob a chancela da Leading Hotels of the World, promete uma “experiência de luxo distinta”, focada na exclusividade de serviços e riqueza da cultura. A nova unidade hoteleira de 38 hectares é composta por 22 quartos, distribuídos em seis tipologias diferentes: os superior; os deluxe com terraço; as junior suites; as signature suites; os charm apartments; e a Manor House, uma casa senhorial que remonta ao século XIX com quatro quartos, sala de estar e jantar, e cozinha. 

Cada unidade de alojamento foi cuidadosamente idealizada para o “relaxamento profundo”, com um mobiliário predominante em madeira, alguns apontamentos de couro e outros materiais nobres, assim como peças de design exclusivas e obras de arte únicas de inspiração vínica.

O hotel oferece ainda três espaços gastronómicos distintos. O The Estate Lounge destaca-se por ser uma zona de estar com lareira e vista para a piscina, onde são servidos snacks, refeições ligeiras e pequenos-almoços.

Já o The Wine Restaurante é a “proposta de eleição da gastronomia alentejana”, com a consultoria do chef José Júlio Vintém. Neste espaço intimista e sofisticado, brilham os típicos sabores alentejanos. O conceito aposta em ingredientes locais e produtos sazonais, sempre com uma harmonização de vinhos selecionada.

Para ver os “melhores sunsets do Alentejo”, é só subir até ao The Grape Rooftop, onde é possível provar petiscos clássicos e snacks acompanhados pelos vinhos da quinta. “O terraço está virado a oeste, onde se vê o melhor pôr do sol da região, mesmo com aqueles tons avermelhados. É um lugar fantástico para tomar um vinho”, refere.

Outro destaque da unidade hoteleira é sem dúvida a piscina infinita, que convida a mergulhos nos meses de verão, com uma “paisagem a perder de vista”. Além do ginásio e das salas de congressos e eventos, o The Wine Hotel oferece uma série de experiências, como provas de vinho, workshops de cozinha ou showcooking de churrasco alentejano. Os hóspedes têm ainda à disposição uma série de serviços, como o transfer privado (de carro ou no Pilatus PC12, o avião privado da Quinta do Paral) e bicicletas elétricas.

Redesenhada em colaboração com o enólogo Luís Morgado Leão, o foco da quinta é mesmo “dar a conhecer as tradições locais”. “Aqui o tempo passa mais devagar e o convite é verdadeiramente esse, experienciar o Alentejo e a sua filosofia de paz e tranquilidade”, destaca a diretora-geral. 

Quanto aos preços da estadia, rondam os 400€ por noite, dependendo da época e da tipologia. As reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para conhecer melhor o The Wine Hotel da Quinta do Paral.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Quinta do Paral, Apartado 31 P
    7960-131  Vidigueira
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
wine house

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT