Já lá vai o tempo em que eram necessários vários meses para erguer um novo hotel. A construtora Casais España IC, que pertence ao Grupo Casais, um dos maiores do setor da construção em Portugal, e a construtora espanhola ACR, fizeram o que, em tempos, parecia impossível: em apenas 14 dias, concluíram a montagem da estrutura industrializada do novo Hotel B&B que vai nascer em Madrid.
Durante as duas semanas de montagem, todo o recinto exterior foi concluído, bem como a fachada com esquadrias e os vidros. As casas de banho industrializadas também foram distribuídas pelos andares, assim como os kits de tubos para instalações, todos fabricados externamente e montados no local.
O edifício, desenvolvido pela Sunny Casais e desenhado pelo TdB Estudio de Arquitetura, tem cinco pisos e é o primeiro hotel híbrido em Espanha. O projeto baseia-se no sistema CREE, uma solução industrializada e híbrida de madeira e betão, com estrutura e fachadas pré-fabricadas.
Trata-se de um método de construção mais amigo do ambiente, com uma pegada de carbono 60 por cento interior à tradicional. Requer apenas um terço do betão normalmente utilizado, graças ao recurso à madeira e a novas soluções de engenharia. Além disso, tem a vantagem adicional de se tratarem de componentes independentes construídos de forma padronizada, permitindo a reutilização posterior em outros edifícios. Ou seja: poupa-se dinheiro, tempo e recursos.
Com este tipo de construção, foi possível economizar cerca de seis meses em comparação com métodos de construção tradicionais, minimizando também o impacto ambiental na área circundante.
A unidade hoteleira de construção híbrida vai contar com 120 quartos, dando assim início a uma nova geração de edifícios sustentáveis no país vizinho. Este é já o sexto hotel B&B que o Grupo Casais está a construir e, segundo António Carlos Rodrigues, diretor-geral da empresa, em breve irão anunciar o sétimo, também em Espanha.
“Acreditamos que temos um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades. Por isso, temos vindo a reforçar o compromisso com a sustentabilidade”, referiu.