Turismos Rurais e Hotéis

O hotel do Algarve que quebra as regras do luxo já abriu — e tem uma piscina com cascata

O destaque da unidade é a Extreme WOW suite, com um rooftop panorâmico e uma piscina infinita privada.
Tem um spa e um ginásio.

Na hora de escolher o local ideal para passar umas férias no Algarve, o destino turístico mais procurado no verão, a oferta de alojamentos é tão grande que se torna quase impossível escolher um. No entanto, poucos oferecem o luxo e a singularidade do W Algarve, o novo hotel que traz a vibe nova-iorquina à região.

Completamente diferente de tudo o que existe atualmente em Portugal, a unidade hoteleira faz parte da W Hotels, marca pertencente ao grupo Marriott International, que se estreia no País e promete uma experiência de luxo única e moderna. A insígnia já está presente nas principais cidades do mundo, como Londres, Barcelona, Dubai e Sidney, mas viu no Algarve a oportunidade perfeita para criar um novo ponto de referência. “Oferecemos um luxury lifestyle, que incorpora a música, a arte, o design, a moda e o bem-estar”, contam à NiT.

Localizado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, perto da Praia da Galé (Albufeira), o projeto inclui hotel, residências, spa e cinco conceitos distintos de beverage & food. Começou a receber hóspedes no primeiro dia de junho, quarta-feira, e chegou ao Algarve “para desafiar as expectativas e quebrar as normas do luxo tradicional”. 

“A marca caracteriza-se por ser divertida, mas também provocadora e ousada” e o hotel é “inclusivo, LGBTQIA+ friendly e feminista”. Fazem questão de liderar iniciativas igualitárias e já estão previstas algumas ações que refletem este princípio.

O primeiro projeto W em Portugal inclui 134 quartos e 83 residências, com espaçosas varandas, vista para o mar e um design inspirado nas cores atlânticas, nas ondas do oceano e nas formas assimétricas que imitam as falésias da região. O mobiliário também foi feito à medida e todos os quartos têm apontamentos da cultura local, desde os candeeiros em filigrana às mesas de cabeceira iluminadas, inspiradas nas igrejas da região, e aos mosaicos feitos de cerâmica algarvia, com um padrão a imitar croché. 

A marca destaca as dez suites WOW, cada uma com dois antes, “que elevam o luxo a um nível superior”. A Extreme WOW Suite, por exemplo, “é inspirada nas Mouras Encantadas, seres sobrenaturais do folclore português e galego”. Os hóspedes que decidirem pernoitar nesta suite vão sair de lá com uma experiência de vida: têm um quarto com um rooftop panorâmico, um terraço com uma mesa de refeições, uma piscina infinita privada com vista para o oceano. 

As 83 residências estão divididas em apartamentos de um, dois, três ou quatro quartos e seguem o mesmo estilo de decoração. 

O design do W Algarve é assinado pelo estúdio AB Concept e “reflete uma arquitetura moderna contemporânea inspirada sobretudo nas paisagens naturais do Algarve e na riqueza histórica portuguesa. “Os hóspedes podem encontrar arte em todos os espaços e uma iluminação espetacular, que mais uma vez contam a história das tradições locais, desde a cerâmica, aos mosaicos e aos croché, aos costumes deixados pelos mouros ou inspirados na pesca e na tradição de surf da costa algarvia”, destacam.

Além dos incríveis quartos e residências, a unidade hoteleira dispõe de várias áreas de lazer que estão abertas a hóspedes internos e externos, como o Away Spa, com 1.200 metros quadrados, e o ginásio FiT, com os equipamentos mais modernos do universo fitness. 

O Away spa dispõe de seis salas de tratamento — incluindo uma sala para casal —, um cabeleireiro em um bar de manicure e pedicure. Incorpora ainda uma zona com sauna, banho turco, hidromassagem e uma área de relaxamento ao ar livre. Quando quiser recarregar energias, é só ir até ao ginásio que oferece treinos de alta intensidade e bootcamps.

Depois do treino intenso, pode sempre ir até à zona exterior onde vai encontrar a piscina Wet Deck, assinatura da marca W, e muito diferente do habitual. De linhas curvas e em cascata, para “replicar” a zona costeira, a piscina é um dos (muitos) pontos fortes deste novo hotel.

A experiência única começa logo no lobby do hotel, onde será recebido por um bar ainda antes de subir para o quarto. O W lounge dá as boas vindas aos hóspedes com uma oferta de bebidas refrescantes, cocktails e petiscos. Esta não é, porém, a única área dedicada às bebidas e comidas que irá encontrar no W. 

O restaurante Market Kitchen, que “apresenta uma cozinha local re-imaginada para criar interpretações modernas de clássicos de inspiração global”. Já o bar da piscina, o Sip @ Wet, oferece refeições saudáveis para quem se quer manter em forma nas férias, e o Paper Moon é o restaurante ideal para quem procura um ambiente mais intimista.

Para desfrutar das vistas idílicas sobre a região, basta passar pelo rooftop Sea Sky, que tem como cenário uma vista desafogada sobre o oceano e a baía de Armação de Pêra.

Os preços por noite variam consoante os meses, mas começam nos 418€ na época alta e nos 222€ a partir de outubro. De seguida, carregue na galeria para descobrir este novo hotel de luxo no Algarve. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Estrada da Galé Sesmarias, 290 H
    8200-385 Albufeira
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
urbano

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT