Turismos Rurais e Hotéis

O hotel mais marcante da Europa era um antigo hospital de Braga erguido em 1508

O Vila Galé da cidade minhota foi construído num edifício que, por sua vez, foi erguido onde estava uma ermida do século XII.
É um marco de Braga.

Os World Travel Awards, ou os Óscares do turismo, voltaram a decorrer no passado domingo, 2 de outubro. Tal como tem acontecido nos últimos anos, Portugal saiu com várias vitórias. Uma das principais distinções foi dada ao Vila Galé Collection Braga, que saiu da cerimónia com o prémio de Hotel Mais Marcante da Europa.

“É um prémio que nos deixa muito satisfeitos porque é um reconhecimento do bom trabalho que acreditamos ter feito na reabilitação do hotel e na experiência que, desde a abertura, procuramos proporcionar aos nossos clientes, graças às nossas equipas. Este destaque internacional é muito positivo não só para o hotel, mas também para a cidade de Braga enquanto destino e, naturalmente, para o País”, conta à NiT Gonçalo Rebelo de Almeida, o administrador da Vila Galé. A história e características do edifício, a localização no centro histórico de Braga e o serviços e as facilidade do hotel, assim como a oferta gastronómica, foram os fatores que, segundo Gonçalo, lhe valeram este prémio.

O hotel abriu a 26 de maio de 2018 — após um investimento de oito milhões de euros — naquilo que costumava ser o hospital de São Marcos. “Há vários anos que a Vila Galé tem vindo a apostar na recuperação de património histórico, reabilitando imóveis que estavam desocupados ou degradados. Consideramos que é uma forma de assegurar que este património não se perde, ganhando uma nova vida e utilização, geradora de emprego”, acrescenta. A edificação do Hospital de São Marcos remonta a 1508. Foi erguido no local onde anteriormente existia uma ermida que datava ao século XII. Tinha também uma albergaria e um convento templário. Influências que se cruzam no edifício do atual Vila Galé.

A unidade hoteleira em Braga não é a única unidade da marca que foi criada em edifícios emblemáticos de cidades. Destacam-se, também o Vila Galé Collection Palácios dos Arcos ou o Collection Elvas, que surgiu onde antes era o Convento de São Paulo. Gonçalo revela que, em 2023, vão inaugurar um espaço em Tomar, no antigo Convento de Santa Iria e colégio feminino, e outro em Ponta Delgada, onde ficava o antigo hospital de São Francisco.

O Collection Braga conta com 123 quartos e suites, piscinas exteriores para adultos e miúdos, com escorregas, um spa com piscina interior, ginásio, sala de massagens e oito salas de reuniões. Dispõe ainda de dois restaurantes (o Fundação, de buffet, e o Bracara Augusto, com serviço à la carte), um bar e uma adega dedicada aos vinhos Santa Vitória e Val Moreira. Durante uma passagem pelo hotel pode também passear pelos jardins e claustro com esplanada e elevador panorâmico, ou divertir-se na sala com filmes de realidade virtual e com experiências de holograma.

“Este é um hotel com muitas valências, que se adequa bem a quem viaja em lazer — em família, com amigos, a dois — e que permite tirar partido da proximidade dos principais pontos turísticos da região”, acrescenta o administrador. Este hotel temático dedica-se à história dos arcebispos e à fundação de Portugal. Na decoração encontram-se vários elementos seculares, como a fonte presente num dos quartos.

Para outubro, uma noite no hotel custa desde 125€ para duas pessoas. Caso esteja a planear uma escapadinha para dezembro, os valores diminuem para 115€. As reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria e conheça melhor um dos hotéis mais icónicos do País.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT