Turismos Rurais e Hotéis

O Melhor Enoturismo de Portugal é um alojamento idílico e com muito charme no Alentejo

Em 2021, a Herdade da Malhadinha Nova já tinha recebido o título de Melhor Escapada Internacional. Agora a distinção é nacional.
Vale a pena visitar.

A Herdade da Malhadinha Nova, na qual o espaço, a natureza, a história, a atenção ao detalhe, o luxo simples e confortável, as experiências, a comida e a enologia se conjugam para uma atmosfera perfeita, não é alheia a distinções. Ainda em novembro de 2021, recebeu o título de Melhor Escapada Internacional, atribuído pela “Condé Nast Traveler”, renomada revista de viagens.

Agora, na primeira edição do prémio nacional que distingue o turismo de vinhos, promovido pela recentemente criada Apeno — Associação Portuguesa de Enoturismo, o conjunto de casas na região de Beja, no Alentejo, abençoado pela natureza e aprimorado pelo investimento e carinho de uma família inteira, conquistou logo o galardão mais desejado de todos, o de Melhor Enoturismo de Portugal. Os vencedores foram anunciados numa gala realizada na segunda-feira, 20 de junho.

Para quem não conhece a história deste turismo rural, o projeto começou em 2008 com a abertura de uma Country House — ainda hoje é a casa base —, num conceito de hotelaria de charme, em ambiente rural, com a gastronomia e vinho como raiz porque a família Soares é, também, produtora de vinhos na própria quinta, que pode aliás conhecer, provar e comprar.

Além da hotelaria de charme, o conceito inicial estava ligado à enologia e à venda de experiências. Disponibilizam passeios a cavalo, coudelaria, visitas enoturísticas e muito mais.

Em fevereiro de 2020, foram inauguradas várias casas isoladas umas das outras, numa propriedade que se estende por 450 hectares. Eram casas de habitação há mais de 100 anos, que estavam em ruínas antes da transformação. Cada uma recebeu um tema e a respetiva história. Aqui, a natureza é aliada e o ambiente também, sendo o regime biológico essencial para esta experiência. O espaço pretende trazer campo, isolamento e momentos em família.

Na gala que teve lugar no Altis Grand Hotel, em Lisboa, mais profissionais e referências foram distinguidos. Entre as dez “melhores empresas, práticas e projetos enoturísticos em Portugal”, como resume a associação, contam-se o Torre de Palma by Miguel Laffan (melhor restaurante, Monforte, Alentejo), a Adega Mayor (melhor projeto inclusivo, Campo Maior, Alentejo), a Taboadella (melhor sala de provas, na região do Dão) e a Casa da Passarella (melhor projeto sustentável, Lagarinhos, Gouveia), nota o “Público”.

Carregue na galeria para conhecer melhor a incrível Herdade da Malhadinha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT