Turismos Rurais e Hotéis

O novo alojamento de Góis tem vista para o Cerro da Candosa e esta magnífica piscina

No verão, a água atinge aos 28 graus. Ali poderá viver um momento de rara beleza: assistir ao sol a pôr-se por trás da serra.
É um alojamento super tranquilo.

Portugal tem paisagens magníficas de norte a sul, tanto nas cidades como nas aldeias mais pequenas e remotas. Uma vantagem única que os muitos alojamentos espelhados pelo País, aproveitam de forma exemplar para oferecerem estadias tão tranquilas quanto únicas. A Lemon House, inaugurada em outubro em Vila Nova do Ceira (Góis), é o mais recente exemplo.

Os Albuquerque são responsáveis pelo novo negócio e não são, de todo, novatos na área do turismo. “O nosso core business sempre foi o arrendamento de imóveis direcionado para o mercado estudantil e de Erasmus, voltados para o jovens que frequentam a universidade”, conta à NiT Paulo Albuquerque, de 37 anos. “Com o avançar normal das coisas, pensámos apostar no alojamento local”, acrescenta.

A Lemon House é o segundo projeto da família neste segmento. Até 2023 pretendem abrir dois novos estabelecimentos, um deles já está em obras. A decisão foi impulsionada pelo sucesso que foi o alojamento em Vila Nova do Ceira. “A aceitação foi brutal, acima das melhores expectativas que tínhamos”, confessa.

A casa foi adquirida em 2020, mas devido à pandemia, os planos que haviam traçado para o espaço foram postos em pausa. No entanto, a Covid-19 acabou por se relevar agridoce porque, embora tenha atrasado o projeto, fez com que mais pessoas procurassem alojamentos imersos na natureza e longe das grandes cidades.

“Também queríamos estar perto da Nacional 2 e beneficiar da exposição e atratividade de que tem sido nos últimos anos”, aponta. A proximidade às Aldeias do Xisto, é igualmente uma vantagem. A tudo isto acresce o facto de a Câmara Municipal de Góis ter mostrado entusiasmo em relação a este novo empreendimento.

O objetivo sempre foi abrir um alojamento num local com vista para o Cerro da Candosa. “É uma zona de muita emigração, que muitas pessoas abandonaram. Foi relativamente fácil encontrar uma casa com estas características.” Uma estadia na Lemon House resume-se numa palavra: tranquilidade.

A cinco minutos a pé tem a praia fluvial das Canaveias e, do alojamento consegue ouvir a água a fluir no rio. A casa vai ser um destino incontornável durante o verão, graças ao calor que se sente naquela região. Felizmente, encontra na propriedade uma magnífica piscina que tem “exposição solar desde as oito da manhã às nove da noite” e onde a temperatura da água chega a atingir 28 graus. Dali, pode ver o pôr do sol “fantástico”, quando este desaparece por detrás da serra.

“É uma moradia mais familiar ou direcionada para grupos de amigos, porque permitimos entre seis a oito pessoas. A privacidade também é um atrativo: não tem ruído de estradas e é super calmo”, descreve Paulo. Os jantares típicos da época mais quente, ou mesmo do inverno, podem ser feitos na churrasqueira do espaço.

Durante a estadia pode passar pela zona histórica de Góis ou, quem sabe, divertir-se com os miúdos enquanto apanha os frutos dos limoeiros (sim, é daí que surge o nome do alojamento). Se tudo correr conforme planeado, em março terá uma outra oportunidade de entretenimento: ir ao cinema sem ter de sair de casa. Isto porque os proprietários estão a construir uma sala própria na Lemon House — mas não se preocupe: Paulo garante que os restantes hóspedes não serão perturbados pelo som dos filmes.

O alojamento, disponível no Airbnb, tem uma estadia mínima de duas noites, cada uma custa 130€ (independentemente do número de hóspedes). É o destino perfeito para quem gosta de viajar com amigos, por exemplo. Se o grupo incluir oito pessoas, cada uma apenas paga 16,25€ por noite.

Carregue na galeria e fique a conhecer melhor a Lemon House.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT