Turismos Rurais e Hotéis

O novo alojamento exclusivo de Tomar tem quartos com vista para o Castelo

Entre passeios pelas ruas cheias de história e mergulhos na barragem de Castelo de Bode, tem aqui uma escapadinha perfeita.

Tomar é uma das cidades mais “subestimadas” do mundo, já o dizia a “Reader’s Digest” em 2018. Na altura, a prestigiada revista norte-americana elegeu as 13 cidades do planeta às quais não é atribuído o devido valor — e considerou a região ribatejana uma das eleitas.

“Tomar teve um papel crucial durante a Idade Média, no entanto, poucos são os que conhecem esta cidade tão apelativa da Península Ibérica”, escrevia então a jornalista da RD. “Foi a sede dos Templários durante 700 anos. O Convento de Cristo, construído durante cinco séculos, é uma maravilha arquitetónica de grande importância e o topo da colina oferece uma vista que mistura estilos romanesco, gótico, manuelino, renascentista, maneirista e barroco”, acrescentava ainda.

Por cá, poucos duvidam da beleza de Tomar e do seu interesse histórico; e para quem for visitar, há uma nova “acomodação exclusiva” para dormir na cidade. O projeto é de um casal cuja atividade até agora nada tinha a ver com o turismo, mas que decidiu investir neste alojamento com detalhes únicos, no coração da região dos Templários.

No total, são oito quartos (seis suites, duas delas duplas), todos com toques diferenciadores — alguns deles com vista para para o Castelo —que encontra na sua próxima visita a esta região do País.

O Paço – Exclusive Accommodation foi idealizado pelo casal Helena Honrado (41 anos, veterinária) e Rui Gomes (44 anos, engenheiro), aquando do regresso do Rui do Médio Oriente em 2017, altura em que se decidiu investir na cidade de Tomar.

A compra do imóvel aconteceu em 2018, com o espaço a ser então totalmente remodelado. O casal teve sobretudo um cuidado: de manter a traça original, também por se tratar de um imóvel classificado. 

O alojamento começou a funcionar como tal no verão de 2019 mas já este mês de maio de 2021 ganhou novo impulso com a inauguração do restaurante Belpaço, no prédio contíguo à acomodação do Paço, também propriedade do casal. Os dois espaços têm acesso ao logrador, com piscina.

O Paço localiza-se na extremidade superior da zona histórica de Tomar, o que lhe confere uma vista única para o Castelo Templário e o Convento de Cristo. Ali encontra barco para aluguer, para que os hóspedes possam desfrutar da barragem do Castelo do Bode e também passeios de buggy à disposição.

No site que o apresenta, explica-se o seu nome: “no século XV, o Infante D. Henrique (filho do Rei de Portugal D. João I, e Administrador da Ordem de Cristo) ordenou a construção da sua residência oficial dentro das muralhas do castelo — nasciam assim os “Paços do Infante””.

Já em pleno século XXI, Helena e Rui recuperaram a exclusividade na oferta de alojamento na Cidade Templária com a aposta no Paço, agora um alojamento moderno e super confortável e cheio de pormenores únicos.

Os valores rondam os 90 a 180€ e as reservas podem ser feitas no booking. O alojamento é ainda parceiro do ‘Tomar Check In‘ um incentivo recentemente criado pelo município de Tomar, que consiste numa campanha para visitantes.

De acordo com esta campanha, entre maio e junho que em números de noites superiores a dois, os hóspedes recebem um voucher de 10€/ noite para usufruir em experiências locais.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor este novo “O Paço”, em Tomar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT