Turismos Rurais e Hotéis

O novo hotel do Porto é dedicado à música — e toda a gente vai gostar

O M.Ou.Co. define-se como um espaço cultural e hoteleiro e vai começar a abrir em agosto. A inauguração será em setembro.
O ambiente é calmo

Numa altura em que a hotelaria e a cultura são duas das áreas mais afetadas pela pandemia, o Porto vê nascer um novo projeto hoteleiro onde a cultura tem um grande destaque. O M.Ou.Co. fica na zona do Bonfim e a inauguração oficial está agendada para setembro.

Este é um projeto “cuja vertente hoteleira é a primeira do País com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para a componente musical”, explica a empresa em comunicado. A aposta na multiculturalidade vai estar bem patente numa programação própria, definida a cada três meses e onde a música terá um papel central. Além de vários concertos, aqui terá acesso a workshops, masterclasses e talks.

“A equipa de gestão cultural interna está encarregue de assegurar a diversidade da oferta cultural, dando resposta a todo o tipo de gostos, desde rock, pop e jazz, passando pela música eletrónica e experimental, até à música tradicional e as músicas do mundo.”

Para que tudo isto seja possível, o M.Ou.Co. terá uma sala com 240 metros quadrados e espaço para até 300 pessoas, em pé. A sala foi projetada por José Prata e Paulo Machado, arquitetos responsáveis pela mecânica de cena e pelo projeto de sala, tendo o projeto de acústica ficado a cargo de Rui Ribeiro, o engenheiro acústico envolvido.

“Este novo espaço oferece uma área de ‘Saúde do Músico’, com acompanhamento especializado e integrará um conjunto de iniciativas personalizadas, pensadas exclusivamente nas necessidades específicas para o bem-estar destes profissionais”, lembram ainda.

Na parte hoteleira, o M.Ou.Co. tem um total de cinco mil metros quadrados, nos quais se incluem, além da vertente da música, 62 quartos, um restaurante, bar, esplanada, piscina, jardim e até salas de ensaio. O estilo escolhido é simples e pretende criar um ambiente de calma onde o descanso e a música e a arte possam andar lado a lado. Os materiais mais usados são as madeiras, o betão, o aço, o tijolo e o microcimento. Todo o projeto ficou a cargo da arquiteta Susana Leite e da Arquitectos Aliados.

O restaurante do hotel terá cozinha de inspiração tradicional portuguesa mas com um toque mais moderno e criativo. As opções vegan e vegetarianas não serão esquecidas e haverá ainda menu de almoço, jantar à carta e snacks para provar ao longo do dia.

Financiado no âmbito do Programa Norte 2020, o projeto do M.Ou.Co. representa um investimento de oito milhões de euros. O soft opening começa já em agosto.

Carregue na galeria para ver como vai ser este novo hotel.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Frei Heitor Pinto, 67
    4300-081  Porto
ESTILO
hotel
PREÇO MÉDIO
Entre 50€ e 100€
AMBIENTE
urbano

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT