Turismos Rurais e Hotéis

O novo hotel do Porto é uma “autêntica vila italiana” com uma piscina de sonho

O G.A Palace tem uma particularidade: o equipamento onde pode mergulhar é contínuo — tem uma zona interior e outra exterior.
Abre em julho.

Genaro Balzano e Antonio Tramontano nasceram “no país mais romântico do mundo”: Itália. São sócios e têm uma longa experiência no setor da hotelaria. Após abrirem vários hotéis em Itália e no México, a dupla de empreendedores decidiu investir em Portugal — o hotel de cinco estrelas do Porto de ambos abre nas próximas semanas.

O Palace Hotel da cadeia que fundaram, a G.A (as iniciais de cada um dos sócios) será inaugurado em julho. A cidade nortenha não foi, contudo, a primeira escolha dos empreendedores. “A primeira opção foi Lisboa e começaram por conhecer a capital, mas acabaram por preferir o Porto, foi uma paixão que surgiu naturalmente”, começa por contar à NiT Ana Fernandes, diretora comercial do G.A Palace Hotel.

Quando estavam à procura do local ideal para abrir a unidade hoteleira, encontraram um antigo palacete neoclássico do século XIX, no centro da cidade, que estava praticamente em ruínas. “Tudo o que sabemos sobre o edifício é que pertenceu a uma família burguesa do Porto”, sublinha.

Como a mansão não era suficiente para o hotel de luxo que pretendiam abrir, adquiriram ainda os dois edifícios que estão ao lado da propriedade para criar “uma espécie de quarteirão”. As obras arrancaram há cerca de quatro anos e “foi tudo reconstruído à imagem inicial do palacete”.

O projeto de reabilitação procurou “respeitar ao máximo as características arquitetónicas do edifício”: mantiveram as paredes de granito e os tetos foram todos trabalhados. Quem o vê por fora, percebe que é um prédio tipicamente português. Lá dentro, a história é outra.

Os hóspedes serão transportados para uma “autêntica vila italiana”, garante Ana Fernandes. A decoração foi escolhida por Antonio Tramontano — o administrador do empreendimento—, para criar um “hotel com um mix italiano e português”. 

“A combinação de cores que resulta bastante bem”, realça diretora comercial. Com palmeiras mediterrâneas e ciprestes italianos, o novo hotel vai fazer com que se sinta em Itália sem sair de Portugal.

Situado no coração do Porto, a cerca de 200 metros da Praça da Batalha, combina uma decoração de luxo e um ambiente caseira com uma construção moderna, dando outra vida ao palacete do século XIX — que promete ser um “oásis na cidade”.

Com abertura prevista para julho, o G.A Palace Hotel é composto por 65 quartos de diferentes tipologias: classic, executivo, deluxe e suites. Os quartos deluxe, por exemplo, são amplos, e têm varandas com vista desafogada para a famosa ponte D. Luís I e para a serra do Pilar. Outras acomodações permitem avistar o jardim e outro dos grandes destaques do hotel.

Bem no centro da unidade hoteleira, os hóspedes podem mergulhar na piscina climatizada, diferente do que se costuma encontrar neste tipo de empreendimentos. “É uma piscina contínua que vai do spa (no interior) ao exterior e têm apenas um vidro que divide as duas zonas”, explica. 

No spa, chamado Essence, há ainda uma sauna e um banho turco e é o local ideal para relaxar depois de um longo dia a explorar a cidade. Bem no centro do hotel, os hóspedes podem encontrar os extensos jardins exuberantes, com as tais palmeiras e ciprestes que rodeiam a piscina.

O G.A Palace dispõe ainda de uma biblioteca com lareira, um ginásio e o restaurante Aqcua, com 70 lugares sentados no interior e 32 lugares na esplanada. Assim como o próprio hotel, a oferta gastronómica será “uma fusão entre a cozinha italiana e a portuguesa”.

As reservas deverão abrir em breve no site e os preços por noite rondam os 250€ e os 600€. Além desta abertura, Ana Fernandes adianta que a dupla de investidores tem outro projeto para a cidade. O próximo investimento será na Rua da Fábrica e será um hotel com dimensões menores, com 35 quartos e restaurante italiano.

Aproveite e carregue na galeria para conhecer o novo hotel de luxo que vai abrir no centro do Porto. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT