Durante a construção do Palácio Nacional de Mafra, D. João V costumava pernoitar neste edifício, conhecido hoje como Palácio dos Marqueses. A propriedade testemunhou importantes acontecimentos ao longo de quatro séculos de história, mantendo, até hoje, traços autênticos da arquitetura e do estilo de vida da aristocracia portuguesa.
De 2011 até 2015 decorreram as obras para recuperação da parte urbana, para dar lugar à Universidade de Valores, do Instituto Luso-Lírio para o Desenvolvimento Humano. Em setembro de 2023, a autarquia decidiu revogar o contrato com a instituição e o edifício passou para a gestão municipal, que trabalhou nos meses seguintes para “devolver à comunidade um espaço que faz parte da história comum”.
“Comparativamente aos últimos anos, em que o palácio acolheu a Universidade de Valores, alguns traços foram preservados. Contudo, realizou-se uma remodelação que abrangeu a decoração de interiores bem como, toda a zona envolvente: o estacionamento, circuitos pedonais e zonas verdes”, destaca à NiT Bruna Pardal, responsável pela comunicação do Palácio dos Marqueses.
Gerido pela empresa municipal Giatul ‒ Atividades Lúdicas, Infraestruturas e Rodovias, reabriu ao público no dia 14 de junho de 2024 e conta com alojamento local, restaurante e Casa da Juventude. O espaço disponibiliza quartos de várias tipologias, desde singles, a camaratas, conta com esplanada e o restaurante “Quinta da Cerca” que propõe “uma experiência gastronómica inspirada na cozinha napolitana”.
No edifício principal do Palácio, encontra-se a receção, a sala de exposições e sala multiusos e a Casa da Juventude, espaço este destinado aos jovens dos 10 aos 30 anos, que possibilita o acesso à informação e estudo, ao lazer e entretenimento.
No exterior, o público em geral pode usufruir do pelo jardim, onde cada detalhe foi preservado “para manter a grandiosidade e o charme original”. Os preços para estadias começam nos 30€ por noite, nas camaratas, e as reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para conhecer melhor o Palácio dos Marqueses.