Turismos Rurais e Hotéis

O palácio lisboeta que se transformou num alojamento para quem privilegia o luxo

A Dear Lisbon Houses tem cinco unidades hoteleiras na capital. A mais recente abriu portas em outubro, na Avenida da República.
Há cinco unidades em Lisboa.

“Elevar o patamar da pequena hotelaria para espaços que oferecem uma atmosfera charmosa, tranquila, onde os hóspedes vivenciam uma estadia com a sensação de luxo.” É assim que o fundador do Dear Lisbon Houses, João Veiga, descreve o projeto que criou em 2014. Após uma pausa que começou em 2019, retomou a atividade no início de outubro com uma nova unidade.

Atualmente, a marca opera cinco propriedades, totalizando 76 quartos, localizadas em zonas históricas de Lisboa, abrangendo áreas como o Chiado, São Bento e Avenida da República. “São pequenas unidades que se evidenciam pela excelência no serviço, conforto e detalhes estéticos”, descreve o proprietário, de 34 anos, em entrevista à NiT.

Natural de Lisboa, João Veiga iniciou a sua carreira no setor da hospitalidade aos 24 anos, após ter concluído a sua formação em gestão hoteleira. Antes de se dedicar ao turismo, criou uma marca de óculos de sol, que acabou por vender em 2015. “Foi uma aventura, pois era muito jovem e não tinha experiência no mercado hoteleiro, mas correu bem e a adesão tem aumentado”, assegura.

O fundador explica que a escolha dos edifícios é feita criteriosamente, em linha com a identidade da marca. “Nunca alteramos as características fundamentais das construções, porque acreditamos que isso lhes confere uma personalidade mais marcante. Realizamos apenas as renovações necessárias para garantir a habitabilidade.”

A mais recente adição ao portfólio é especial por se tratar de um edifício histórico, classificado pela Câmara Municipal de Lisboa — recebeu um dos primeiros Prémios Valmor atribuídos na cidade. O Dear Lisbon Valmor abriu as suas portas a 1 de outubro, na Avenida da República, e apresenta as características distintivas que a marca acrescenta a todos os seus alojamentos. “Além do seu valor histórico, o edifício acolheu, durante muitos anos, um espaço muito conhecido na capital, o Clube dos Empresários”, sublinha.

A reabilitação preservou a estética original do edifício, que remonta a um palácio de 1906, e que agora também conta com uma área exterior aberta ao público. Esta nova unidade dispõe de 12 suítes, com áreas que variam entre 30 e 60 metros quadrados. As zonas comuns incluem “salas nobres” e um jardim que alberga uma pequena piscina. João Veiga adianta que, no futuro, será criado um restaurante e bar “para proporcionar uma experiência gastronómica única” aos hóspedes, mas também ao público em geral.

O portefólio da empresa inclui alojamentos como o Palácio Chiado e a Casa da Galeria e Bordalo, nomes escolhidos com base “na personalidade de cada um”. Contudo, todos apresentam uma decoração clássica, promovendo uma unificação estética. “Os edifícios têm traços de época, por isso, tentamos adaptar o estilo a cada um deles, acrescentando alguns detalhes modernos para lhes conferir intemporalidade e torná-los únicos”, salienta.

As reservas podem ser efetuadas através do site com um preço médio de 180€ por noite. A pausa de cinco anos na operação da empresa original foi motivada pela criação de uma marca irmã, denominada Album Houses, que representa “uma espécie de êxodo rural”.

João Veiga decidiu expandir o negócio para a Praia Grande, em Sintra, e para o interior e litoral do Alentejo. Neste momento, a Album Houses conta com cinco habitações, quatro das quais já concluídas e uma em fase de reabilitação.

“A principal distinção entre a Album e a Dear é que o arrendamento na Album é feito por inteiro, não por quarto. Pensei que era importante criar este tipo de serviço fora de Lisboa para aqueles que valorizam a calma e tranquilidade destas regiões”, esclarece. Por enquanto, não há uma data definida para o início das operações deste projeto.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do novo alojamento da Dear Lisbon Houses, na Avenida da República.

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT