A antiga sede de operações do presidente Winston Churchill durante a II Guerra Mundial esteve escondida dos olhos do público durante mais de 100 anos. Agora, o edifício carregado de história reergue-se. Aberto ao público a 29 de setembro, com a pompa e circunstância merecida, é agora um hotel de luxo onde uma noite custa, aproximadamente, 1200 euros.
Numa localização privilegiada no coração de Londres, mesmo frente ao palácio de Buckingam, o antigo edifício foi agora projetado para receber a primeira unidade hoteleira da cadeia de luxo Raffles. Chama-se Raffles London at The OWO e é uma colaboração com o arquiteto francês Thierry Despont.
O edifício foi construído no início do século XX e serviu de inspiração para as aventuras de James Bond, do escritor Ian Fleming. Por isso, para esta nova fase, precisou de uma remodelação intensa que durou cerca de oito anos e exigiu centenas de mãos para levar a cabo os muitos restauros. Segundo a CNN, era necessário “restaurar elementos históricos, incluindo painéis de carvalho e pisos de mosaico feitos à mão”. Aliás, “houve tanta restauração quanto construção”, durante o processo.
Destaca-se a extensa escadaria em mármore, adornada com um candelabro majestoso feito à medida para o local. Bem ao centro foi colocado um exuberante relógio francês, feito em ouro.
Com 14 andares — sete abaixo do nível do chão e outros sete à superfície — o hotel disponibiliza 120 quartos e suítes, um salão de festas para 600 pessoas e o primeiro spa da marca Guerlain na capital inglesa.
O hotel tem cinco suites históricas que eram na altura do mandato de Churchill a sua suite com dois quartos. As restantes ocuparam a antiga Sala do Conselho do Exército. Um delas, a que chamaram Granville, é uma homenagem à célebre agente polaca Christine Granville (também conhecida como Krystyna Skarbek). O destaque, neste quarto majestoso, vai para a ampla casa de banho com banheira e chuveiro personalizado.
Os hóspedes terão à disposição três bares e nove restaurantes, cinco deles exclusivos do chef argentino Mauro Colagreco. Mas não é tudo. O Raffles prevê ainda a abertura de um bar de saquê do chef japonês Endo Kazutoshi, no rooftop do edifício ainda este ano.
O lazer não foi esquecido. O spa da Guerlain, que se estende por quatro dos 14 andares do hotel, conta com nove salas de tratamentos, incluindo salão, espaços de tratamento de beleza, suítes para casais. Tem ainda uma piscina com 20 metros, e vários circuitos de água que incluem sauna e banho turco.
Metade do edifício será uma área residencial, na qual os valores dos apartamentos começam nos 11 milhões de libras, cerca de 12 milhões de euros. A entrada para esta área é feita pela antiga Spies Entrance, anteriormente usada apenas por agentes secretos.
A Penthouse foi decorada pela Winch Design, uma empresa especialista em criar interiores para iates de luxo. Mas o melhor é a vista. Do terraço consegue-se ver alguns dos monumentos mais famosos da capital inglesa, incluindo Trafalgar Square e o Horse Guards Parade.
Carregue na galeria para conhecer o novo hotel londrino, que é também um marco da História mundial.