Turismos Rurais e Hotéis

O Praia do Canal Nature Resort é “uma verdadeira joia” escondida na Costa Vicentina

O humorista e cronista da NiT, Miguel Lambertini, conta a experiência que viveu com a família no empreendimento em Aljezur.
A piscina do resort.

A estrada de terra batida que obriga a reduzir a velocidade para quem quer poupar a suspensão do bólide, anuncia ao que vamos. Ali, impera a calma e a tranquilidade, não há pressas.

A primeira sensação que temos, quando paramos junto à entrada do Praia do Canal Nature Resort, é que podíamos estar em Marraqueche a contemplar um qualquer edifício de estilo moderno. Graças à sua localização perto de Aljezur (terra fundada no século X pelos árabes que ali permaneceram durante cinco séculos), e à estética minimalista da arquitetura do Atelier do Bugio (que adotou em todas as fachadas os tons claros de terracota), somos facilmente transportados para um imaginário muito próprio.

Feito o check-in, bebemos o chá frio que nos oferecem quando entramos no amplo lobby e somos surpreendidos pelo primor da decoração, com móveis antigos restaurados e modernos e peças de cortiça que lembram as paisagens do barrocal. A lareira central convida-nos a aconchegar nos sofás dispostos ao seu redor, enquanto admiramos o painel de azulejos com relevo, criação de Maria Ana Vasco Costa, ou os suportes de candeeiros feitos com raízes de árvores.

Membro da Small Luxury Hotels of the World, este magnífico resort de cinco estrelas deve o seu nome ao facto de estar localizado a poucos minutos de uma das mais belas e selvagens praias de Portugal. Com mais de 220 hectares de natureza pura e intocada, o Praia do Canal é uma verdadeira joia escondida na imensidão do Parque Natural da Costa Vicentina. As 56 unidades de alojamento incluem quartos deluxe, suites júnior e familiares e uma grand suite rooftop — todas equipadas com varandas espaçosas ou terraços com acesso direto a uma área de jardim semiprivada.

Chegámos com chuva, mas acordámos no dia seguinte com um céu bem azul e sol a secar as duas espreguiçadeiras onde, mais tarde, nos estendemos tranquilamente a contemplar o Atlântico lá ao fundo. Isto durante dois minutos, já que fui rapidamente convocado pelos meus filhos para participar numa peladinha no enorme relvado que se apresentava irresistível, mesmo ali à nossa porta. Os hóspedes também podem explorar os arredores do resort. Realmente em sintonia com a natureza, oferece diversas atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, ciclismo e surf.

O serviço no Praia do Canal é de uma atenciosidade ímpar e os detalhes marcam a diferença. O balde de pipocas e marshmallows de boas-vindas fizeram as delícias dos miúdos.  Antes de irmos dormir, tivemos direito à preparação do quarto, com a abertura de camas e a colocação de pequenos ramos de alecrim nas almofadas. E estes são apenas dois dos pormenores que se destacam.

Ao nível da oferta gastronómica, há muito por onde escolher, mas seja qual for a opção poderá desfrutar de uma cozinha regional requintada e de inspiração orgânica local nos restaurantes Azeitona e Zimbro ou no bar Medronho.

Destaco o pequeno-almoço, com uma vasta oferta (tanto em buffet como à la carte), panquecas deliciosas e uns ovos Benedict que, arrisco dizer, que foram os melhores que comi até hoje. Tudo isto com vista desafogada sobre o vale e para o Oceano Atlântico.

Ao final do dia fizemos uma visita ao restaurante principal, onde o chef Marcelo Santos preparou um incrível menu de degustação. Com cozinha portuguesa com um toque contemporâneo, o Restaurante Azeitona homenageia a essência das regiões com produtos de origem local e muito talento criativo.

Começámos com os croquetes rabo de boi e guiosas com molho de soja e alcagoitas, de entrada a que seguiu uma sopa de peixe original com tortelinis de robalo e tinta de choco. Seguimos para os principais com um arroz de carabineros, entrecôte de novilho nacional e peito de pato com puré de abóbora, todos com apresentação e sabor a roçar o perfeito. A terminar ainda houve espaço — sabe Deus como — para a sobremesa de avelã, chocolate e flor de sal, acompanhada por um café com o curioso petit fours de amendoim de chocolate branco.

No dia seguinte, para não nos sentirmos tão culpados por termos abusado nas calorias, demos um pulo ao SPA Esteva para umas brincadeiras com a criançada na piscina interior, a que os mais pequenos têm acesso apenas da parte da manhã. O espaço oferece ainda duas salas de massagens, banho turco, sauna finlandesa e uma bio sauna a 70 por cento, além de um tanque de mergulho frio e um balde de água gelada para as almas mais corajosas. Não foi o meu caso, mas apenas porque tive medo de estar a fazer a digestão do repasto da noite anterior e ainda se me dava uma travadinha.

O Praia do Canal Nature Resort é a primeira unidade hoteleira do grupo madeirense Leacock em Portugal Continental, após o sucesso da Quinta da Casa Branca e da Quinta Jardins do Lago, ambas no Funchal. O resort fica a apenas 10 quilómetros de Aljezur e a menos de 30 quilómetros de Lagos, a cidade mais próxima.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor o Praia do Canal Nature Resort.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Herdade Vale dos Polvos - Valinhos
    8670-156 Aljezur
ESTILO
hotel
AMBIENTE
familiar

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT