Turismos Rurais e Hotéis

O Vila Galé Sintra é um espaço de sonho para famílias — mas não digam aos outros pais

O humorista e cronista da NiT, Miguel Lambertini, conta a sua experiência com a família em Sintra.
Miguel Lambertini quer voltar a Sintra.

Antes de sermos pais há muitas coisas que não nos dizem, principalmente os outros pais que guardam a “intel” só para eles para poderem fingir, em eventos sociais, que a parentalidade é um sonho.

As férias, por exemplo. Todos os casais com crianças sabem que a expressão “férias” é uma lembrança longínqua que nunca voltará a ter o mesmo significado. Quando se tem filhos pequenos perde-se o privilégio de usufruir de um período de ócio pleno a que os restantes humanos têm direito. É por essa razão que eu acho que o estado deveria oferecer 15 dias de férias verdadeiras, a sós, a todos os pais que tenham de passar férias com a sua prole.

Quantos mais filhos, melhores eram as regalias. “Tem um ou dois filhos? Hotel de 4 estrelas. Tem três filhos? Hotel de 5 estrelas. Tem mais de três filhos? Muita força, não desista, aqui tem um voucher para um resort com tudo incluído e um carregamento anual de Xanax para quando regressar”. Isto sim eram medidas que eu gostava de ver inscritas no orçamento do estado.

Foi por isso que quando a minha mulher me falou no Vila Galé Sintra e explicou que era um hotel em que podíamos levar os miúdos e simultaneamente descansar, eu tive dificuldade em processar. Desconfiei, porque é um conceito tão extravagante como a Maria Leal atuar na final do Super Bowl, mas aceitei o desafio.

Apesar de ter um nome que demora três horas a pronunciar, o Vila Galé Sintra Resort Hotel, Conference & Spa (Vila Galé Sintra, para os amigos) fica situado na Várzea de Sintra, a pouco mais de meia hora de Lisboa. O hotel está rodeado de espaços verdes e a nossa suíte tinha uma vista incrível para a serra e para o Palácio da Pena que fica relativamente perto.

É mais um atrativo para quem não perde uma oportunidade para ir a Sintra ou não resiste a um ou dois pacotes de queijadas da Piriquita, como eu. A verdade é que depois de nos termos inteirado de todas as facilidades deste hotel, a última coisa que queríamos fazer era sair dali.

Clube Nep é o kids club do Vila Galé.

O Vila Galé Sintra não só se diferencia pelo seu conceito inovador na área da saúde e bem-estar, como é vocacionado para receber famílias. Isso ficou muito claro em detalhes como o roupão e chinelos cor de laranja que estavam em cima das camas dos miúdos quando chegámos ao quarto, ou o mini bar recheado com pacotes de polpa de fruta ao invés de mini garrafas de Absolut. Mas o ex-libris que faz as delícias dos pais – embora pelo que percebi os miúdos também não desgostem – é o Kids Club.

Chama-se Clube Nep e é um espaço inteiramente dedicado às crianças, dos quatro aos 12 anos, onde um ou dois animadores em permanência, brincam, pintam, cozinham, cantam, dançam e jogam com os mais novos. Como se não bastasse, o espaço tem um parque infantil, uma sala de cinema, uma tenda com trampolins e um carrossel, onde os miúdos podem fartar-se de andar às voltas até ficarem a cambalear como um caloiro às quatro da manhã no Cais do Sodré. 

No caso do Vila Galé Sintra, os animadores que nos abençoaram o fim de semana foram a Concha e o Dedé, aka “Cara de Chulé”, como o próprio se denominou para gáudio do meu filho. A postura incansável e afável do Dedé e a sua dedicação aos miúdos são indescritíveis. Ele pula nos trampolins, faz caniches com balões, comanda o carrossel enquanto faz um DJ set com os melhores hits dos Caricas e ainda tem energia para descer no escorrega de água da piscina aquecida e terminar com três mortais para trás.

Sim, esqueci-me de mencionar que há uma piscina aquecida com escorregas e um fundo encarnado que Dedé transforma num mar das Caraíbas repleto de piratas e tubarões.

Enquanto isto a minha mulher e eu estamos no piso de cima, no Jacuzzi do Spa com vista para a serra, a pensar quanto é que custará contratar o Dedé “Cara de Chulé” para viver lá em casa até os miúdos irem para a faculdade. O Vila Galé Sintra Resort Hotel, Conference & Spa é um espaço de sonho para famílias, mas não digam aos outros pais. 

Miguel Lambertini vai querer voltar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT