Forçados ou não por uma pandemia que não tem dado tréguas desde o arranque de 2020, a verdade é que os destinos locais têm sido a grande tendência do último ano. Os viajantes procuram experiências autênticas em ambientes seguros — daí parte-se também para a procura de alojamentos menos concorridos, com menos quartos, mais pacatos, mais isolados — e isso mudou o panorama da forma como vivemos os tempos livres.
Um estudo realizado em 2021 revelava que perto de 60 por cento dos portugueses pretendiam fazer as suas próximas férias em Portugal. Desses, 18 por cento pegaram no mapa e apontaram para os Açores.
Esta vontade ajuda também a explicar o número um desta lista, o novíssimo turismo rural que é a encarnação de todos estes desejos. A Adega do Fogo nasce num local ermo da Ilha do Pico, na antiga destilaria onde em tempos os trabalhadores calejaram as mãos e, porque não, relaxaram entre copos de vinho e aguardente.
Ao invés dos muitos quartos e serviços, o espaço que pertence à proprietária das já bem conhecidas Lava Homes — uma continental que cedo se apaixonou pelos Açores —, a Adega do Fogo restringe-se aos seis quartos, inseridos num edifício de pedra totalmente recuperado, instalado num terreno de quatro mil metros quadrados. Lá fora, o cenário idílico: a silhueta do Pico no horizonte serve de quadro perfeito para um mergulho na piscina infinita.
A casa de férias abre-se apenas para um único grupo com um limite de 12 pessoas. Uma medida de salvaguarda em tempos de pandemia. É neste ambiente exclusivo que pode viver as mais diversas experiências locais: dos workshops de manteiga às experiências de pesca, de um fim de tarde na sauna a uma massagem entre o ar do Atlântico. Na cozinha, os hóspedes podem divertir-se entre os tachos, mas podem também deixá-los nas mãos dos profissionais, que poderão preparar todas as refeições, assentes no receituário local.
“Ao fim de cinco dias já tiveram um verdadeiro menu de degustação de especialidades da ilha”, explica à NiT a proprietária, Benedita Branco.
Nesta lista de novos sítios que vale bem a pena visitar, encontram-se várias sugestões do Porto, absolutamente fervilhante no último ano, sobretudo no segmento de luxo. Foi em torno do rio e do vinho que a cidade viu surgir muitas e diversas opções, sobretudo da Casa de Companhia da Real Companhia Velha à nova Pousada de Portugal, passando por um hotel empoleirado na imponente ponte D. Luis I e o projeto de Mário Ferreira nas caves de vinho do Porto, onde nasceu um alojamento de luxo com 119 quartos.
Há também novidades em Lisboa, onde o luxo e a extravagância marcam lugar nos novos projetos, e uma estreia absoluta a colocar Faro — cidade tantas vezes esquecida entre praias e resorts — no roteiro turístico do Algarve.
Carregue na galeria para conhecer to Top 10 de hotéis e turismos rurais que abriram em Portugal ao longo deste ano.