Tendas com vistas panorâmicas, cúpulas luxuosas com jacuzzi, cabanas sobre o rio e casas na árvore. Não é preciso sair de Portugal para encontrar alojamentos únicos e originais. Afinal, existem glampings, quintas e turismos rurais que nos fazem sonhar acordados, de norte a sul (sem esquecer as ilhas, claro).
Às vezes, basta aprofundar a pesquisa para encontrar lugares idílicos no nosso País — ou então seguir as sugestões do casal Rui Neves e Marta Silva, mais conhecidos como os Hotel Seekers nas redes sociais. Consideram-se exploradores que dão a conhecer as estadias e experiências mais incríveis de Portugal.
Marta, de 31 anos, é de Vila Nova de Gaia, trabalha há mais de 10 anos em eventos corporativos e é “apaixonada por fazer coisas diferentes diariamente”. Já Rui tem 33 anos, é videógrafo e fotógrafo, mas “sempre gostou muito de música e arte”. Conheceram-se há oito anos, estão juntos há sete, e, nas poucas vezes que conseguiam conciliar férias ou folgas, procuravam refugiar-se longe da confusão citadina.
Quando celebraram um ano de namoro, fizeram a primeira escapadinha romântica. Foram conhecer o Douro Scala, um hotel onde adormeceram no meio das vinhas. Depois dessa, seguiram-se muitas outras estadias que marcaram o casal.
“Sempre procurei sítios diferentes para irmos de férias e quando partilhávamos fotografias com os nossos amigos, ficavam muito interessados no sítio”, começa por contar à NiT. Se, por um lado, Marta adorava encontrar locais especiais, Rui preferia filmá-los.
Em outubro do ano passado decidiram juntar as paixões de cada um e criaram um projeto em conjunto: os Hotel Seekers. O objetivo? Mostrar aos portugueses que não é preciso ir sair de Portugal para encontrar locais incríveis. “Procuramos sítios únicos, que marquem pela diferença, seja porque têm uma história cativante ou porque a decoração tem um detalhe que chama à atenção”, explicam.
Apesar de terem escolhido um nome em inglês (simplesmente porque consideram que soa melhor), focam-se apenas em alojamentos portugueses. “Lá fora já se falam de muitos hotéis e outros viajantes dão a conhecer sítios lindos. Em Portugal parece que não se dá tanto valor ao que é nosso e há locais mesmo bonitos, que muitas pessoas não conhecem. Só queremos dar destaque ao nosso País”, sublinha o casal.
No entanto, confessam que têm um carinho especial por todos os que estão rodeados de natureza. O Parque dos Monges, por exemplo, conquistou o casal em 2018, sobretudo por ser uma experiência diferente: dormiram em cabanas sobre o lago artificial. As características das cabanas elevaram a estadia a outro patamar: “Parece que flutuam sobre o lago”, descrevem.
O primeiro alojamento que visitaram como Home Seekers foi a Villa Idalina, em Caminha (Viana do Castelo), um palacete de 1911 com amplos jardins com vista sobre o rio Minho. Marta e Rui também já ficaram hospedados na casa da árvore moderna do Secret Gerês, dormiram numa cúpula suspensa na Quinta do Abacate, nos Açores, e admiraram a paisagem da Serra da Estrela quando passaram a noite no eco resort Vale do Rossim.
Em menos de um ano, o casal já conseguiu superar a marca dos 30 mil seguidores. “A maioria dos alojamentos têm fotografias incríveis, mas os que têm vídeos são raros. Acreditamos que os vídeos funcionam melhor e chegam a mais pessoas. Tentamos sempre que os conteúdos tenham muita qualidade”, sublinham. Com o sucesso nas redes sociais, agora até já começam a receber alguns convites por parte dos proprietários dos alojamentos. Pode ver acompanhar as estadias do casal através do Instagram, TikTok e YouTube.
Aproveite e carregue na galeria para conhecer melhor a Quinta do Abacate, um dos muitos alojamentos que Marta e Rui já visitaram.