Turismos Rurais e Hotéis

Os novos abrigos de montanha com vista panorâmica para a Serra da Estrela

Dois anos após a inauguração, o TheVagar vai abrir mais três alojamentos inspirados nas tradicionais choças dos pastores.
Fica na Serra da Esperança.

Quando André Pinto e Marta Domingos decidiram avançar com o projeto TheVagar, situado em Belmonte, o objetivo sempre foi “celebrar o momento presente” e “convidar a abrandar”. Com um conceito de slow living, o espaço de turismo rural no coração da Serra da Esperança — e com vista para a da Estrela — nasce “de uma história de amor”.

Ambos estudantes de turismo, o caminho entre os dois cruzou-se em 2002, quando estudavam na Guarda. Durante muito tempo mantiveram uma relação à distância: ela a viver na região Oeste, junto à praia; ele no interior do País, perto da vila de Belmonte. Em 2016, encontraram finalmente o lugar ao qual podiam chamar casa: a Serra da Esperança.

“Queríamos muito criar uma experiência única de desconexão do mundo moderno, do frenesim do dia a dia”, conta à NiT Marta Domingos, de 46 anos. Quando descobriram que uma casa enorme e isolada no meio da montanha estava à venda, não pensaram duas vezes.

O casal decidiu focar-se na paixão que partilha pela hospitalidade e, juntos, ergueram as paredes do The Vagar. A dupla reconstruiu tudo a partir de ruínas de casas empedradas, tendo sempre em mente uma hotelaria sem igual, e receberam os primeiros hóspedes em 2022. Já na altura sabiam que seria apenas a primeira fase do projeto.

“Desde o início que fomos sempre trabalhando numa segunda fase porque acreditamos que havia potencial nesta localização, com uma vista incrível da serra”, confessa a responsável. Dois anos após a inauguração, preparam-se para adicionar novos abrigos de montanha, que vão juntar-se às seis suítes do alojamento.

Situados no topo da Serra da Esperança, a 700 metros de altitude, estes refúgios privados vão oferecer “uma experiência única de imersão na natureza”. “Quando os hóspedes percorriam os trilhos na propriedade, passagem pelo local e ficaram sempre surpreendidos pela sua beleza. Isso deu-nos força para avançarmos com o projeto, até porque era importante para nós aumentar a capacidade”, sublinha.

As novas unidades de alojamento estão a ser construídas a cerca de um quilómetro e meio da casa principal, precisamente para “não existirem vizinhos”. Com uma estrutura em A e situados mesmo por cima de pedras enormes, os abrigos de montanha do TheVagar têm como inspiração as tradicionais choças dos pastores locais. A ideia surgiu como força de homenagear a cultura e a arquitetura da região, utilizando materiais locais em total harmonia com a paisagem envolvente.

Com abertura prevista para 14 de fevereiro, cada um dos três novos abrigos terá capacidade para receber dois hóspedes. Destacam-se sobretudo pelas janelas panorâmicas com vista para a Serra da Estrela, pela salamandra no interior e uma hot tub no terraço exterior.

O acesso é feito apenas por trilhos pedestre ou jipe 4×4, garantindo aos visitantes a sensação de estar num destino exclusivo, onde “o luxo reside na simplicidade e na paz e silêncio envolventes”. “São espaços muito minimalistas e simples, mas asseguram todo o conforto necessário”, destaca.

Os novos abrigos só vão começar a receber hóspedes em fevereiro, mas já é possível fazer a reserva online. A estadia ronda os 260€ por noite, sendo que o mínimo são duas noites.

Com a abertura dos três novos alojamentos, o TheVagar ficará com um total de nove suítes para receber os hóspedes. A unidade no sopé da Serra, premiado em 2024 em três categorias nos World Luxury Hotel Awards (Melhor Design Boutique Hotel de Luxo da Europa, Melhor Hotel de Montanha de Luxo e Melhor Hotel de Pequena Dimensão de Luxo do sul da Europa), conta ainda com piscina, spa, espaços dedicados a meditação e ioga.

Cada quarto pretende ser um mini retiro temático, onde a paisagem, a decoração, os materiais e até os sons pretendem orientar o hóspede a uma experiência sensorial para aproveitar sem pressas. Em mais de 200 hectares, encontram-se ainda recantos com nascentes, trilhos de pedra, espaços para fazer piqueniques ou passear de noite. 

Além das suítes temáticas, uma das estrelas do empreendimento é a casa-mãe. É aqui que se encontra a base e também a oferta de workshops, como introdução ao vinho, caligrafia, macramé, pão artesanal, entre outros momentos de encontro.

Carregue na galeria para conhecer melhor o TheVagar e os novos abrigos de montanha. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    TheVagar- Countryhouse, Belmonte, Serra da Esperança, Estrada Nacional 345 , N º 5254


    6250-092 Belmonte
ESTILO
turismo rural
PREÇO MÉDIO
Mais de 200€
AMBIENTE
serra

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT